Começando o ano com o pé direito: o desafio das 52 semanas

Por Claudia Fehribach

tabela

O ano tem 52 semanas, e a teoria seria que se você se habituasse a poupar uma certa quantia todas as semanas, ao fim do ano vocêterá acesso a uma boa quantia em sua poupança. Existem várias correntes das 52 semanas, mas esta em questão promete $5 mil dólares ao final das 52 semanas.

A ideia mais comum deste plano, também conhecido como a "bola de neve das economias”, começa com você poupando $20 dólares durante a primeira semana de janeiro. Todo mundo pode fazer isso, certo?

No entanto, durante a segunda semana, você tem que economizar $35 dólares. Durante a terceira semana, este plano exige que você economize $45 dólares. E, a cada semana, o valor que você economiza fica progressivamente maior.

É durante a quarta semana que as coisas ficam complicadas. Você deve poupar $ $125 dólares durante a última semana de janeiro. Na verdade, a cada quarta semana para o resto de 2017. Este plano exige um salto de poupança quântica. Você precisarápoupar $100 dólares ou mais do que o que você salvou a semana anterior. Este e o plano agressivo das 52 semanas.

E isso significa uma dessas duas coisas: ou você estará economizando muitos dólares e ao fim do ano vai ter uma grana legal poupada ou seu plano de poupança vai cair por água abaixo muito cedo.

Vamos ver o que podemos fazer para ajudá-lo a evitar este último cenário!

Minha intenção é que você complete com sucesso o desafio de dinheiro de 52 semanas em 2017!

- Tudo começa com um orçamento. Se você ainda não fez o seu, por favor, não espere mais. Quando você tem um orçamento, você tem escrito TUDO o que acontece com a sua grana. E eu te prometo que a recompense por esta mudança de hábitos vai ser muito benéfica para a sua vida financeira.

- Você sabia que há quatro meses no ano em que temos cinco semanas ao invés de quatro? Isso significa que você tem quatro “paychecks” extras que normalmente não estão no seu orçamento. Planeje poupar este dinheiro extra. Este truque engenhoso funciona se você é pago a cada duas semanas, em vez de duas vezes por mês.

- Quem se lembra do desafio do envelope? Aquele que por 30 dias você coloca um envelope em sua carteira e transfere para o mesmo todo o dinheiro que iria gastar com algo que você simplesmente quer, mas não precisa. E se a gente fizesse um desafio do envelope versão “light”? Eu explico melhor: ao invés de fazer o desafio por 30 dias, vamos fazer uma semana por mês, todos os meses? Passar somente uma semana se privando de comprar o que se quer e nãoprecisa não é um sacrifício muito grande, não é mesmo?

- Outra dica que eu adoro e pratico (sim, acredite: tudo o que eu sugiro em minhas colunas eu jáexperimentei e muitas das coisas que escrevo eu pratico até hoje). Eu retiro $100 dólares a cada “paycheck”, dinheiro este que já sai do meu empregador direto para a minha poupança. Eu nem vejo. A maioria dos empregadores não se incomoda em fazer isto.

- E o imposto de renda? Se você é uma daquelas pessoas que sempre tem uma restituição, use este dinheiro de forma inteligente. Minha sugestão é retirar uma pequena parte para sua gratificação imediata, (um jantar, uma roupa, etc) e o resto diretinhopara a sua poupança.

A ideia de se poupar um pouquinho a cada semana é maravilhosa! Tudo o que vira hábito fica mais fácil a partir do tempo que passa e a gente se acostuma ao novo hábito. Vamos tentar?

Desejo a todos um 2017 pleno, próspero e feliz!