Começou o talento Brasil 2008

Por Gazeta Admininstrator

Pela primeira vez, os talentos adultos e mirins brasileiros nos Estados Unidos, sejam cantores, atores, apresentadores, humoristas, acrobatas, compositores, modelos femininos e masculinos, etc, terão a oportunidade de mostrar suas habilidades e potencial em um evento nacional. É o “Talento Brasil”, idéia que levou cinco anos para ser plenamente desenvolvida e que, finalmente, estréia agitando a comunidade brasileira em diversas partes dos Estados Unidos.

O Talento Brasil inicia as etapas regionais em Las Vegas, no dia 15 de agosto. Este será o “Marco Zero” de 26 seletivas que apontarão os finalistas. O evento acontecerá de agosto a dezembro e já tem cerca de 1.600 inscritos. Promovido pela PMM-Plus Media & Marketing e apresentado pelo Banco do Brasil, o evento tem patrocínio da TV Globo Internacional, Dish Network, Zenaric e BR Courier, e apoio do Gazeta Brazilian News e da Fundação Vamos Falar Português (FVP).

Para o presidente da FVP, André Martins, encarregado das inscrições na região de Miami-Dade, o evento é uma forma importante de difundir a cultura brasileira nos EUA. “O Talento Brasil foi concebido visando o uso exclusivo do acervo cultural brasileiro nas manifestações artísticas dos candidatos. Funcionará como uma vitrine para que adultos e crianças possam expor a sua brasilidade, seja cantando, dançando, interpretando ou desfilando”, comenta Martins.

Ele ressalta ainda o potencial comunitário “gigantesco” do evento. “Eu acredito que todos nós, brasileiros, temos a esperança geneticamente gravada no nosso DNA. Às vezes, tudo o que falta é uma oportunidade”, diz Martins, referindo-se à chance de início de uma carreira artística oferecida pelo Talento Brasil.

Além da exposição que dará aos participantes com o “Minuto do Talento” apresentado pela jornalista Connie Rocha nos intervalos do “Fantástico” da TV Globo, todos os domingos a partir de setembro, o “Talento Brasil” oferecerá prêmios importantes para quem deseja ter uma chance real na carreira. Gravação de CDs (Albatroz Music) e DVDs (New Green), contratos de Publicidade (Vitale Advertising contrará para campanhas comerciais, três candidatos escolhidos pela própria agência na Final) e até um programa piloto de TV será gravado com os vencedores.

O Gazeta conversou com o jornalista e produtor Carlos Borges sobre detalhes do evento:
Gazeta - Como surgiu a idéia do Talento?
Carlos Borges - A idéia de fazer esse tipo de evento, que já existe em diversos formatos, há muitos anos em todos os países e meios de comunicação, surgiu em 2003. Mas, somente cinco anos depois, conseguimos reunir os recursos e network necessários para fazer da forma que consideramos adequada para integrar nossa comunidade.
Gazeta - De que forma um concurso como esse pode ser um impulso importante para quem pretende iniciar carreira artística?
Carlos Borges - Qualquer concurso de talentos é sempre uma vitrine ativa para quem quer expor suas habilidades artísticas ao público e, em especial, a produtores, caçadores de talentos, agentes, etc. Se você entrevistar cantores, atores, modelos, apresentadores e humoristas, verá que a esmagadora maioria deles, cerca de 90%, tiveram sua primeira oportunidade através de um concurso de talentos. Especialmente, hoje em dia, quando qualquer artista novo tem que pagar caro e investir na própria carreira para ter visibilidade, uma chance como essa é muito valiosa.
Gazeta - É necessário pagar algum valor para participar?
Carlos Borges - Não. As inscrições são gratuitas e uma mesma pessoa pode participar de quantas etapas desejar.
Gazeta - O material em CD e DVD que for enviado será devolvido?
Carlos Borges - Não é obrigatório enviar CDs e DVDs. Todo os inscritos em categorias que exijam apresentação de CDs ou DVDs com acompanhamentos musicais ou video clips de bandas e modelos, podem apresentar seus CDs ou DVDs no dia da etapa regional e levar seus CDs e DVDs de volta para casa após as apresentações. A produção não retém qualquer material.
Gazeta - Quem fará parte do júri?
Carlos Borges - Nas etapas regionais o júri é formado por 2 jurados da Coordenação Nacional e 1 jurado convidado local. Na Final, serão 24 jurados, todos experts em áreas artísticas e de produção. Haverá também jurados convidados do Brasil.
Gazeta - Que critérios foram usados para a escolha do júri?
Carlos Borges - Capacidade de analisar o potencial artístico dos candidatos, currículo e grau de notoriedade no campo das artes e comunicações.
Gazeta - É necessário que o material apresentado seja inédito?
Carlos Borges - Não. Qualquer material pode ser apresentado, sem ser inédito, inclusive os que concorrem como compositores. Queremos garantir uma liberdade muito grande a cada concorrente de escolher o material (música, tecto), que mais lhe favorecer. Só temos restrições ao conteúdo de músicas e textos que não podem ser ofensivos.
Gazeta - Existem idades mínima, na categoria mirim, e máxima, na categoria adulto?
Carlos Borges - As categorias são divididas entre Mirim (até 12 anos) e Adulto (Acima de 12 anos)
Gazeta- Qual é a expectativa de número de inscrições?
Carlos Borges - Até o dia 15 de julho, tínhamos 1.586 inscritos de 29 estados. Há inscritos que moram em regiões onde não serão realizadas eliminatórias e irão se apresentar na sede mais próxima. As inscrições seguirão abertas até novembro, quando terminam as etapas regionais e a lista dos classificados será divulgada.
Gazeta - Como será o processo de eliminação?
Carlos Borges - Ninguém será eliminado ou humilhado, como em muitos concursos de talentos que desrespeitam o ser humano. Após terem sido analisados, todos os inscritos em todas as etapas regionais, e sem que nenhuma nota tenha sido divulgada, o site oficial e a mídia associada ao evento divulgarão, na segunda semana de novembro, os 24 finalistas, 12 na Categoria Infantil e 12 na Categoria Adulto.
Gazeta – Qual tem sido a reação das pessoas ?
Carlos Borges - Isso é o que é mais incrível. A comunidade brasileira demonstra essa necessidade de se integrar, de participar, especialmente em torno de um evento marcadamente familiar e positivo. Às vezes, nos comovemos com inscritos que enviam mensagens nos agradecenbdo prestarmos realizando esse evento, que faz com que os talentos brasileiros tenham uma oportunidade que lhe é negada dentro das esferas hispânica e norte-americana.
Gazeta – Qual é o desafio de montar um evento dessa proporção na comunidade brasileira?
Carlos Borges – É sempre um desafio, mas contamos com o entusiasmo de muita gente, especialmente os coordenadores regionais. Foi muito importante também o incentivo de pessoas como Amauri Soares, Ciro Pellicano, Jô & Yara Cavaignac, da TV Globo Internacional, José Nunes (até recentemente na Dish Network) que acreditaram no produto e estão dando total apoio. Isso sem falar no Banco do Brasil que vem dando um inestimável suporte a esse primeiro ano de realização. Também não posso deixar de mencionar a aposta no evento feita pela Zenaric e a BR Courier, patrocinadores importantes e grandes parceiros.

Regulamento:

• Definição Etária:
Mirim – Até 12 anos
Adulto – Acima de 12 anos

• Cantores:
Cantores e Cantoras concorrerão separadamente nas categorias Adulto e Mirim.
Durante as etapas regionais, os cantores (adultos e mirins) deverão se apresentar cantando com acompanhamento de karaokê (que será levado em CD pelo próprio candidato ou seus responsáveis) ou acompanhamento ao violão. Nenhuma outra forma de acompanhamento será aceita. Não será aceita dublagem, nesta categoria. Os candidatos têm que colocar a voz ao vivo.
• Duplas, Trios e Conjuntos Vocais:
Duplas, Trios e Conjuntos Vocais concorrerão separadamente nas categorias Adulto e Mirim. Durante as etapas regionais, os candidatos (adultos e mirins) deverão se apresentar cantando com acompanhamento de karaokê (que será levado em CD , identificado com o nome dos candidatos pelos próprios candidatos ou seus responsáveis) ou acompanhamento ao violão. Nenhuma outra forma de acompanhamento será aceita. Não será aceita dublagem nesta categoria. Os candidatos têm que colocar a voz ao vivo.

• Atores
Candidatos a ator ou atriz concorrerão separadamente nas categorias Adulto e Mirim. 1 na categoria Adulto e 1 na categoria Mirim. Cada candidato a ator ou atriz (Adulto e Mirim) terá que interpretar um texto de sua própria escolha e terão um tempo máximo de 1 minuto de apresentação.

• Apresentadores
Candidatos a apresentador ou apresentadora concorrerão separadamente nas categorias Adulto e Mirim. Cada candidato terá que interpretar dois textos de 30 segundos cada um. Um apresentando ao público uma notícia da TV e outro anunciando uma grande atração musical. Esses dois textos serão de escolha dos próprios candidatos e serão cronometrados.

• Modelos
Candidatos a modelo feminino ou masculino concorrerão separadamente nas cate-gorias Adulto e Mirim. Cada candidato terá que fazer um breve desfile em traje de banho e outro em traje esporte-fino. Também terá que exibir um vídeo clipe de 30 segundos. Esse vídeo clipe terá que ser fornecido em DVD, identificado com o nome do candidato , antes de cada etapa regional.

• Humorista
Candidatos a Humorista concorrerão sepa-
radamente nas categorias Adulto e Mirim. Cada candidato terá que interpretar um texto, de sua escolha, em 1 minuto. A apresentação será cronometrada. Humorismo ofensivo resultará em imediata desclassificação.

• Dança
Candidatos na categoria de dança concorrerão separadamente nas categorias Adulto e Mirim. Cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para fazer sua apresentação. A música para a apresentação deverá ser fornecida em CD por cada candidato, identificada com o nome do candidato, antes da apresentação.

• Vale Tudo
Cada candidato na categoria de Vale Tudo concorrerá separadamente nas categorias Adulto e Mirim. Cada candidato terá 1 minuto para fazer sua apresentação. Caso haja necessidade de música para a apresentação, a mesma deverá ser fornecida em CD por cada candidato, identificada com o nome do candidato, antes da apresentação.

• Vídeo Brazuca
Os candidatos na categoria de vídeo brazuca concorrerão separadamente nas categorias Adulto e Mirim. Cada candidato terá que apresentar um DVD, resultado de gravação doméstica e amadora, dentro do tema “Eu te amo, meu Brasil”. Esse vídeo poderá incluir quaisquer imagens alusivas ao Brasil. Podem ser incluídos textos, dramatizações, depoimentos, documentários, seqüência de fotos, etc. Somente será aceito um vídeo por candidato. Este DVD deverá ser identificado com o nome do candidato e entregue antes da apresentação.

Casos Omissos
Os casos omissos neste regulamento serão definidos soberanamente pela Coordenação Geral do Talento Brasil 2008.

Regulamento da Fase Final
O Regulamento da Fase Final será publi-cado no site oficial www.talentobrasil.com, a partir de 10 de julho de 2008.
PRÊMIOS
Um dos maiores atrativos do “Talento Brasil” são os prêmios específicos que significam importantes passos rumo a uma carreira profissional. Por exemplo:
1 - Os vencedores (adulto e mirim) na categoria de música, terão seus CDs gravados e lançados pela “Green Music” com distribuição Sony.
2 – Os vencedores nas categorias de modelos, assinarão contrato para estrelar comerciais de TV com a agência Vitale Advertising.
3 – A premiação nas categorias de atores e humoristas incluirá a gravação de um DVD promocional para que estes talentos possam dispor de um material profissional de apresentação de seu trabalho.
Esses são apenas alguns dos prêmios já oficialmente confirmados pela produção do evento.

EXPOSIÇÃO NA TV
Além de estar sendo continuamente badalado pela rede de 16 jornais e revistas brasileiros associados ao projeto, o “Talento Brasil” terá espaço semanal nos intervalos do “Fantástico”, com o “Minuto do Talento Brasil”, onde serão apresenhtados vídeo clips de todas as etapas regionais e da Final.
Esses vídeos começam a ser exibidos no dia 30 de agosto. Vídeos mais extensos, com até 10 minutos de duração cada, estarão disponibilizados no site oficial www.talentobrasil.com.