Comissário europeu critica EUA e G20 na reunião da OMC

Por Gazeta Admininstrator

O comissário europeu para o comércio, Peter Mandelson, fez críticas nesta quinta-feira em Hong Kong aos Estados Unidos e ao G20 (grupo informalmente liderado pelo Brasil e pela Índia) por sua postura nas negociações da Organização Mundial do Comércio.
Mandelson diz que a União Européia não recebeu ofertas que possam ser vistas como uma contrapartida ao que o bloco propôs no sentido de cortar subsídios agrícolas e que, após três dias de discussões, ainda não houve negociações sérias em Hong Kong.

“No caso da agricultura, tivemos ofertas que são tão fora da realidade e irresponsáveis que elas devem ter sido apresentadas puramente por razões táticas”, disse Mandelson.

“No caso do acesso a mercados não-agrícolas, não recebemos nenhuma oferta formal de nossos parceiros de negociação do G20.”

Fora de questão

Em relação aos Estados Unidos, Mandelson criticou a postura dos negociadores do país na questão das ajudas fornecidas aos de algodão.

“Eu entendo que os Estados Unidos estão dizendo que qualquer progresso sobre o algodão depende de que acatemos suas exigências a respeito de acesso aos mercados agrícolas”, disse Mandelson.

“Eu acho que isto lança as táticas de negociações para níveis inéditos. Eles estão usando uma cortina de fumaça para driblar um compromisso específico que foi feito em 2004.”

Mandelson também disse que que “está fora de questão” a possibilidade de que “a União Européia faça concessões unilaterais em qualquer área”.