Como acabar com o desejo por doces - Saúde & Bem-Estar
No caso das alergias a alimentos, normalmente temos vontade de comer o que somos alérgicos para evitar os sintomas de retirada.
Na fadiga adrenal, seu sistema está sobrecarregado e pede por açúcares como forma de energia imediata.
Infelizmente, os açúcares causam mais estresse e mais sobrecarga no organismo.
Na síndrome pré-menstrual e na gravidez, existe um desequilíbrio hormonal que leva a um aumento no desejo por doces e carboidratos simples, como chocolates, batatinhas fritas e pães. A medida que a mulher se aproxima da data do seu ciclo menstrual e durante a gravidez, existe uma necessidade corporal de ingerir o que é chamado de alimentos relaxantes, no caso do ciclo mensal, para auxiliar na eliminação da camada intra-uterina através da menstruação.
De acordo com a Mayo Clinic, o desejo por carboidratos simples e as mudanças no humor durante o ciclo menstrual são consequência de uma diminuição no nível de serotonina corporal. A serotonina é importantíssima na regulação das emoções e do comportamento, e a medida em que envelhecemos, os níveis de serotonina vão baixando. A serotonina é necessária para a formação do hormônio melatonina. Se você tem vontade de comer no horário de dormir, é porque seu corpo está buscando algo doce para para elevar os níveis de serotonina, o que ajuda na produção de melatonina para que você possa dormir.
As bactérias, parasitas e a cândida, se alimentam de açúcares, e quanto mais açúcares você ingerir, mais convidativo estará seu corpo para estes minúsculos causadores de problemas.
Não seria maravilhoso acabar com o desejo incontrolável por açúcares? Você acabaria com a sensação de fadiga, dificuldade de concentração e tantos outros sintomas que acompanham as dietas ricas em carboidratos simples em questão de dias. Para isso, siga as dicas abaixo:
1) Evite comidas processadas Você sabia que o açúcar presente nos alimentos processados causam tanta dependência quanto a heroína? Açúcares artificialmente estimulam uma região do cérebro que produz a dopamina, o neurotransmissor da sensação de prazer. Quando você se sente desanimado, busca por doces para melhorar o ânimo.
2) Estimule a produção de serotonina A serotonina é o hormônio da alegria, e pode ser estimulada com exercícios físicos, dieta controlada (sem carboidratos simples), e uma rotina de sono disciplinada. Quando os níveis de serotonina normalizarem, sua tendência a comer doces diminuirá.
3) Use o adoçante Stevia para satisfazer seu desejo por doces Este adoçante natural não contém calorias, não aumenta o açúcar circulante na corrente sanguínea e adoça 300 mais que o açúcar.
4) Tome água em abundância Muitas vezes, o desejo por açúcar significa que seu corpo está desidratado e o que ele realmente precisa é de água. O mínimo de água recomendado diariamente é de dois litros.
5) Mantenha estável o nível de açúcar circulante na corrente sanguínea Comer porções pequenas de alimentos, várias vezes ao dia, evita que o açúcar circulante na corrente sanguínea tenha uma queda repentina. Dê preferência na ingestão das proteínas entre as 12:00 e 14:00 horas. No jantar, escolha grãos sem glúten, como a quinoa e o trigo integral. Isso auxiliará na produção de serotonina, e melhorará seu sono.
6) Pense verde Os vegetais de cor verde levam a um aumento de energia e auxiliam no controle da vontade por açúcares. Quanto mais escuro o verde, mais nutritivo.
7) Coma frutas e nozes O açúcar presente nas frutas ajudarão a diminuir a vontade por doces, além de oferecer vários outros nutrientes. Amêndoas e nozes entre outros, também auxiliam no controle da falta do açúcar.
8) Masque chicletes Escolha uma goma de mascar sem açúcar, o ato de ocupar-se mascando chicletes engana o cérebro, tirando o foco do desejo pelo açúcar.
9) Não radicalize De vez em quando, coma um chocolate, dê preferência ao chocolate meio amargo, pois é rico em anti-oxidantes. Um pouquinho, de vez em quando, não é problema, mas sim, quando o “de vez em quando” passa a acontecer diariamente.
