Como começar uma coleção de arte

Por Carmem Gusmao

Estamos bem próximos do Arte Basel, um assunto que venho abordando aqui, já que vivemos em Miami e, durante a primeira semana de dezembro, a cidade se transforma num imenso palco das mais renomadas galerias e artistas de todo o mundo.

Muita gente me pergunta como se começa um coleção de arte. Em primeiro lugar, é preciso saber a diferença entre comprar um quadro para combinar com a decoração e comprar obras, das quais você goste muito e tem liquidez no mercado. Ou seja, é um bem do qual você pode dispor quando quiser ter o dinheiro investido de volta ou ainda ter lucros com a venda. Depois de saber essa diferença ,você precisa ter em mente quanto quer e pode investir.

Com essas informações, é possível armar um plano estratégico. Começar uma coleção não é um bicho de sete cabeças. Você não precisa ser um expert em arte, mas precisa estar disposto a aprender. Para isso, comece a visitar galerias, museus renomados, compre revistas especializadas, escute pessoas que entendam do assunto e, se possível, dependendo do orçamento, contrate um consultor de arte.

Nunca compre arte porque está na moda ou porque o fulano famoso tem. Em primeiro lugar, você precisa gostar, pois é você quem vai conviver com a obra todos os dias. É possível, sim, começar uma coleção com um orçamento pequeno. Você pode optar por gravuras de artistas renomados, com tiragem pequenas, que custam bem menos que o original, mas tem valor no mercado. Vale lembrar que uma boa gravura vem numerada e assinada, nada a ver com prints vendidos em lojas de departamento.Pode-se também começar com fotos, esculturas, objetos e arte original de artistas emergentes, ou seja, artistas que estão começando a ficar famosos, mas cujos preços ainda cabem no seu bolso.Por exemplo: Quem comprou obras dos Gêmeos brasileiros (artistas do grafite cuja obra pode ser vista no Wynwood Walls) a 15 anos atrás, viu o valor subir vertiginosamente.

Por isso é importante a interação, visitas às galerias, vernissages e eventos culturais. Na hora da compra, certifique-se da idoneidade da galeria, do art dealer ou do artista. Lembre-se: ao comprar arte em feirinhas de rua, por exemplo, você corre o risco de comprar de alguém que está pintando naquele momento e amanhã decide parar para investir em outro ramo. Nesse caso, seu dinheiro como investimento foi para o ralo, a não ser que você tenha a sorte de descobrir um novo Basquiat no meio dos artesãos, o que é pouco provável.

Se você se sente  constrangido de entrar numa galeria para ver preços, pesquisar artistas, aproveite as feiras de arte paralelas que acontecem durante o Arte Basel. As feiras tem um trânsito imenso de pessoas e você pode perguntar e pesquisar à vontade, além do que é uma excelente oportunidade para comprar obras de novos talentos a preços bem acessíveis e diferentes dos milhões de dólares do Arte Basel, que acontece no Convention Center, destinado aos grandes colecionadores, aos experientes e com um poder aquisitivo bem maior.

Lembre-se que existem ferramentas poderosas de busca na internet. Coloque o nome do artista ou galeria e busque todas as informações possíveis!! Existem também os leilões online, onde as peças vêm com currículo, bastante informação e, claro, existe a chance de se conseguir algo muito bom sem gastar uma fortuna. Por fim, meu último conselho: aventure-se, compre a primeira peça da sua coleção e você vai descobrir que arte é muito mais que um quadro lindo na parede! Apaixone-se! Beijos e much love!