Como ensinar seus filhos sobre as regras básicas de finanças - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

cofrinho

Nunca é cedo demais para começar a ensinar seus filhos sobre a importância do dinheiro.

Não há dúvida de que as crianças reconhecem a importância do dinheiro em uma idade precoce, mas realmente começar a entender a responsabilidade que acompanha as notas verdinhas, tem que ser ensinado. E, quanto mais cedo, melhor para eles.

Ao ensinar seus filhos sobre dinheiro e ser financeiramente responsável, você pode fazer uma grande diferença no futuro deles. Aqui vão algumas ideias:

Pré-escola à 2ª série: Nesta época, o bom e velho cofrinho é a melhor pedida. Ensine seu filho a colocar metade de qualquer dinheiro que ganhar neste cofrinho, incluindo aí os presentes de Natal, aniversário, etc.

3ª à 5ª série: Leve–os ao banco e mostre como funciona para que comecem a ficar familiarizados com o processo de depósito, retirada, etc. Esta idade já é boa para começar uma mesada. Com a mesma, vem a criação de um orçamento. Coisa básica: $ para diversão, $ para os desejos, $ para a poupança. E mantenha o cofrinho e o hábito de depositar nele 50% dos ganhos em presentes.

6ª à 8ª série: Já está na hora de deixá-los arrumar pequenos empregos: babysitting, lavando carros, passeando com cachorros, etc. Inclua seus filhos em pequenas decisões financeiras, para que eles se sintam parte do processo familiar de decisões financeiras e comecem a aprender o poder das decisões que tomamos. Leve-os para as compras do mês e deixe que o ajudem nas decisões do que comprar baseadas no seu orçamento doméstico. E nao se esqueça do cofrinho…

9ª à 10 série: Use estrategias e planejamento para ensiná-los a poupar. Faça pesquisas com eles na internet sobre bolsas de estudo para a faculdade. E o cofrinho continua…

11ª e 12ª série: É hora de converssar sobre a importância do crédito neste país. Ensine-os os cuidados necessários para se evitar fraudes e roubos de identidade. Na verdade, o cofrinho deve existir pra sempre. A diferença é que a medida que vamos ficando mais velhos, o cofrinho evolui para a poupança do banco, onde tentamos colocar 10% do que ganhamos nela.

Veja alguns fatos interessantes:

Economia: Poupe $0.50 por dia - $15 (mensal) /  $180(anual) Beba 1 refrigerante  a menos por dia -  $22 (mensal) /  $264 (anual) Leve lanche para escola -  $40 (mensal) /  $480 (anual)

Estas pequenas estratégias podem ensinar aos pequenos hábitos que vão ficar para toda vida e ajudá-los a se tornarem financeiramente independentes desde cedo.

Perguntas? Envie sua dúvida por email para claudia@debthelper.com. Visite também nosso website www.Debthelper.com