Como equilibrar a poupança e aproveitar a vida enquanto segue-se rumo aos seus objetivos - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

poupança

Na minha experiência, as pessoas tendem a cair em um dos dois campos em relação a suas finanças. O primeiro tipo vive para hoje, na tentativa de aproveitar a vida ao máximo agora, enquanto sacrifica o seu futuro. A segunda, centra-se em poupança para o longo prazo, sacrificando para o seu futuro, mas muitas vezes em detrimento de aproveitar a vida hoje.

Aqueles que “vivem o hoje “ não podem realmente estar curtindo a vida tanto quanto gostariam, por causa da sensação incômoda de que não há o suficiente em suas contas de poupança se uma emergência acontecer, ou que eles não estão nem perto de ter o mínimo necessário para se aposentarem um dia.

De acordo com a pesquisa 2013, feita pelo Finesse Financeiro, estresse financeiro continua a ser um problema comum entre os americanos: 83% dos funcionários relataram ter dificuldades financeiras.

Tentar planejar sua vida financeira pode parecer como malabarismo, muitos objetivos ao mesmo tempo, e você pode sentir que não está dominando qualquer um deles. Uma das razões para essa percepção é que o planejamento financeiro é um processo contínuo, não é algo que você pode simplesmente riscar fora de sua lista de afazeres. Este processo pode, por vezes, parecer uma labuta sem fim que não leva a lugar algum.

Pense sobre o jogador de basquete que está praticando lances livres em seu quintal. A prática produz a perfeição, como se costuma dizer, mas vamos enfrentá-la: Há uma grande diferença entre praticar lances livres e a intensidade de um jogo. O momento da verdade vem quando o jogo está empatado, há cinco segundos no relógio e você tem a bola. A física de afundar um tiro em sua calçada são os mesmos que durante o jogo, mas todo o significado e contexto muda quando você está sob a pressão de um limite de tempo.

Como é que vamos viver vidas significativas, agradáveis, em vez de ser forçados a estarmos sempre preocupados com o futuro? Uma maneira é planejar suas finanças em blocos de cinco anos, em vez de sobrecarregar-se, olhando para o resto de sua vida de uma vez. Eu vim com esse sistema quando meu primo foi diagnosticado com leucemia em 2004, quando tinha 53 anos. Seus médicos estimaram que ele tinha cerca de cinco anos de vida.

O exercício de cinco anos é poderoso. Eu descobri que as chaves para o sucesso no planejamento de curto prazo são de escolher um período de tempo específico e planejar suas decisões financeiras em torno de seus objetivos. Quando você tem um objetivo interessante para trabalhar, como uma grande viagem, então os sacrifícios do dia a dia não parecem tão ruins. Se você continuar com a sua viagem de sonho para Machu Picchu em mente, eliminando gastos desnecessários e manter seu orçamento de compras em cheque, não se sente tão pesado.

Como planejar vários objetivos quando todos eles tem diferentes prazos? Aqui estão algumas maneiras de começar:

1) Esteja preparado para emergências. Configurar uma transferência mensal automática a partir de sua conta corrente para a sua poupança para emergências - uma quantidade que você tem certeza de que pode manipular e, em seguida, aumentá-la quando puder. Muitos planejadores financeiros recomendam que você tenha três a seis meses de despesas reservadas em uma conta.

2) Poupe para a aposentadoria. Maximize o seu plano de aposentadoria da empresa, aproveitando o plano de 401 (k) de sua empresa. Se você não poupou o máximo de $17.500 para 2014 (ou $23.000 dólares se você tem 50 anos ou mais), configure o plano em “ autodepósito” para que suas contribuições aumentem gradualmente, pois você dificilmente notará a mudança. Se você não tem um plano de aposentadoria no trabalho, crie o seu próprio. Abra uma IRA Roth (se você se qualificar) e configure um investimento automático de um valor que você sabe que você pode arcar (mesmo que seja $50 ou $100 dólares por mês). Aqui estão alguns recursos: Nolo.com e departamento de RH da sua empresa (você pode ter um benefício legal através do trabalho).

3) Faça o “Five Year Exercício”. Agora que temos o fundo de emergência, bem como o planejamento de longo prazo começou, pense no que você gostaria de fazer nos próximos cinco anos. Se você só tivesse cinco anos de vida, o que você gostaria de fazer, ter e/ou experimentar? Não pense demais ou se censure. Basta começar a escrever os seus planos. Se você é casado ou em um relacionamento, você e seu cônjuge devem escrever suas listas separadamente.

4) Escolha. Limite sua lista para três opções principais, então escolha uma a defina como uma meta. Se você está em um relacionamento, como um casal decida o que vocês querem fazer juntos, e o que você quer fazer separadamente. Mantendo a sua situação financeira e financiando suas outras prioridades financeiras em mente, escolha um prazo para tornar esse objetivo realidade. Sugiro a criação de uma conta poupança separada para o seu objetivo. Você pode simplesmente adicionar mais uma conta poupança em seu banco destinado a esse objetivo, ou usar um cartão recarregável, como American Express Bluebird. Há muitas opções de orçamento on-line, tais como Hortelã ou Spendee, bem como ferramentas para monitorar seus gastos. As opções são muitas, e o poder de decisão é seu. Agora a questão é, o que está na sua lista?

Perguntas? Envie sua dúvida por email para claudia@debthelper.com. Visite também nosso website www.Debthelper.com