Como ficou o pacote de Obama

Por Gazeta Admininstrator

O acordo firmado entre Câmara e Senado para edição do pacote econômico do governo Obama introduziu algumas alterações às promessas de campanha presidencial feitas por Obama. O acordo, no entanto, mantém a estrutura de socorro de emergência à população de baixa renda e totaliza $789 bilhões.

O auxílio de $500, por trabalhador, prometido por Obama, durante a campanha, destinado à baixa e média rendas, caiu para $400. Casais receberão $800 ao invés dos $1.000 propostos inicialmente. A alteração significa, ao longo de dois anos, uma redução de $25 bilhões.
Agentes do governo estimam que a medida significará $13 semanais a mais na renda dos contribuintes, este ano. No ano que vem, a medida deverá render aos trabalhadores cerca de $8, por semana. Críticos da medida acreditam ser pouco provável que o auxílio vá, de fato, aquecer a economia, como pretende o plano.

Obama, que fez uma intensa campanha pela aprovação do pacote, comemorou o acordo entre Câmara e Senado e disse que ele poderá “salvar ou criar mais de 3,5 mi-lhões de empregos e levar a economia de volta aos trilhos”.
O acordo prevê também que milhões de pessoas que vivem dos benefícios do seguro social deverão receber um pagamento único de $250. Esta categoria inclui, entre outros, veteranos que recebem pensões do governo e pessoas da classe pobre, que recebem auxílio financeiro do governo.

Verbas adicionais
Um total de $46 bilhões, conforme o acordo, será destinado a projetos de transportes, tais como a construção e reparação de rodovias, pontes, e implantação e expansão de sistemas de transporte de massa. Muitos legisladores consideram o valor baixo.

Desempregados
O plano de Obama prevê subsídio aos desempregados de 60% dos custos dos seguros de saúde, dentro do programa Cobra, e distribui até $87 bilhões entre os estados para auxiliá-los com os custos do Medicaid, pelos próximos dois anos. Oferece ainda, $19 bilhões para modernização dos sistemas de tecnologia da informação na área de saúde.

Impostos
Para reduzir custos, diversas provisões de impostos foram reduzidas. A mais polêmica de todas, que causou controvérsia entre os partidos, prevê a destinação de $54 bilhões para auxiliar empresários que declarem perdas significativas em seus negócios, durante os próximos dois anos. Embora mantida, esta medida, no entanto, foi limitada apenas aos pequenos negócios, reduzindo significativamente seu custo.

Casa própria
O crédito de $15 mil para qualquer pessoa que compre um imóvel residencial ao longo do próximo ano, foi eliminado do pacote. Em seu lugar, foi incluída medida que oferece crédito de $8 mil àqueles que, até agosto deste ano, comprem uma moradia pela primeira vez.

Carro
Quem comprar um carro, poderá deduzir o imposto pago, na hora de comprar um novo carro, mas não os juros sobre o financiamento do veículo.
“Vamos fazer mais do que jamais foi feito antes, para garantir que cada dólar do contribuinte seja gasto de maneira criteriosa e dentro dos propósitos pretendidos”, disse Obama, acrescentando que, sem o pacote, o país enfrentaria uma “catástrofe” econômica.