Como interpretar rótulos de alimentos - Saúde & Bem-Estar

Por Poliane Novaes

rotulo

Sabemos que o ideal para uma alimentação balaceada é: quanto menos industrializados, melhor. Porém, devido a correria do dia a dia, a globalização não nos permite ter uma alimentação isenta de produdos industrializados. Para, então, minimizarmos os riscos de saúde e mantermos nosso corpo sem acúmulos de gordura corporal, é necessário conhecer as propriedades dos alimentos que consumimos.

Pensando na saúde da população, que sofrera impactos em sua saúde com o aparecimento de novos produtos, tornou-se obrigatória a tabela de informação nutricional nas embalagens dos produtos. Nelas devem constar o valor energético do alimento por porção, a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio do alimento. Outras informações, como presença de vitaminas, são opcionais.

Para que essas informações sejam realmente úteis, é preciso compreender o significado de cada item.

Carboidratos Eles atuam como fontes de energia para o corpo. O que não é utilizado pelo organismo é estocado na forma de gordura. Os carboidratos são encontrados em pães, tubérculos, massas, farinhas e doces em geral. O importante é analisar a quantidade de fibras descrita nos rótulos desses alimentos, apenas compre aqueles com 3g de fibras ou mais a porção, pois é importante que o consumo diário seja de carboidrato integral. Os que não possuem fibras, procure deixar para consumir apenas em dia de excessões.

Necessidades diárias de carboidrato: 250-300g (quantidade padrão - varia de pessoa para pessoa). Necessidades diárias de Fibras – 25-30g.

Proteínas Auxiliam a construir e conservar tecidos, órgãos e células. As proteínas são encontradas principalmente em carnes, lácteos e leguminosas (feijão, soja, grão de bico, etc). Especificamente nos produtos lacteos é importante analisar a quantidade de gordura e açúcar adicionado aos mesmos. O ideal é não passar de 8g de açúcar e 3g de gordura a porção.

Necessidades diárias de proteína: 65-75g (quantidade padrão - varia de pessoa para pessoa)

Gorduras totais Além de serem altamente energéticos, esses compostos auxiliam no transporte das vitaminas A, D, E e K. Atenção: o consumo deve ser moderado, já que o abuso provoca aumento de peso. Exemplo: enquanto 1g de carboidrato tem 4 kcal, o mesmo valor de gordura tem 9 kcal.

As gorduras totais representam a soma de todos os tipos de gorduras, ou seja, as poliinsaturadas, monoinsaturadas, saturadas e trans. Procure por alimentos que não possuam gordura trans e saturadas em sua composição. Atente-se também a quantidade de gordura total; opte pelos que contém menos gordura total.

Necessidades diárias (gorduras totais): 45-55g – sendo gordura trans no máximo 2g/dia (Quantidade padrão - varia de pessoa para pessoa)

Sódio O nutriente é importante para a regulação hídrica e o desempenho adequado do cérebro. Em excesso, ele provoca malefícios como retenção de líquidos e aumento de pressão arterial. Para evitar complicações, compare as marcas entre si. Quanto menos sódio adicionado, melhor. Necessidades diárias: 2.400mg.

Lista de Ingredientes: O primeiro item da lista dos ingredientes prescritos sempre será o que contém em maior quantidade no produto, em sequência os demais produtos em ordem decrescente. Nos produtos fontes de carboidrato, devemos nos atentar ao tipo de farinha utilizada.

Conforme artigos publicada em edições anteriores, a farinha branca deve ser eliminada da dieta, podendo apenas estar presente em dias de excessões, devido aos riscos à saúde e picos insulínicos que a mesma causa, portanto, é importante que o produto tenha como principal ingrediente a farinha integral e não a enriquecida (farinha branca enriquecida com fibras), ou também aveia ou farinha de coco, que não são tratadas quimicamente e possuem fibras naturais em sua composição.

Outro ponto importante é observar na lista de ingredientes a presença de aditivos químicos que são prejudiciais à saúde, tais como: agentes de massa, espumante e antiespumante, umectante e antiumectante, corante, conservante, edulcorante, espessante, geleificante, estabilizante, aromatizante, regulador de acidez, acidulante, emulsionante/emulsificante, melhorador de farinha, realçador de sabor, fermento químico, glaceante, agente de firmeza, sequestrante e estabilizante de cor.