Como manter seu green card nos Estados Unidos

Por Ingrid Domingues

Você finalmente conseguiu sua residência permanente, seu tão esperado green card chegou. E agora? Infelizmente, alguns imigrantes acham que, uma vez que se tornam residentes, podem não somente viver fora dos EUA, mas usar o green card como um substituto de visto. Também acham que vindo aos EUA pelo menos uma vez por ano “garantem o green card”,  mas esta suposição não poderia ser mais incorreta.

Viajar para os Estados Unidos depois de um ano, ou ficar 6 meses nos EUA e 6 meses no Brasil, não somente não é aconselhável, mas também não é suficiente para manter seu status legal. Residentes permanentes podem viajar fora dos Estados Unidos.

Viagens  breves e temporárias geralmente não afetam o seu status de residente permanente. Porém, se você deixa o país por muito tempo, indica que você não pretende residir nos EUA permanentemente e o governo dos EUA pode determinar que você abandonou o seu status de residente permanente. Isso pode ocorrer se você fizer uma viagem longa entre seis meses e um ano.

Lembre-se que seu “green card” é a prova de que você é residente permanente e seu documento prova sua residência legal nos EUA. Este não deve ser usado como um visto para você viajar, passar 6, 9 ou 25 meses fora dos EUA e depois tentar voltar.

Qualquer viagem que dure mais de 5 meses já pode lhe causar problemas se você não tiver uma autorização para se manter fora dos EUA.

Há como fazer um pedido de “reentrada nos EUA” se você pretende passar um período longo fora dos EUA, porém, este tipo de pedido deve somente ser feito após uma detalhada conversa com seu advogado e por uma razão muito forte.

O melhor conselho para todo portador de “green card” é: mantenha sua residência nos EUA! A não ser em caso de extrema emergência. Não prejudique um privilégio que foi tão esperado por causa de uma viagem.

Ser um residente permanente também significa que você tem responsabilidades e novos deveres. Ser residente permanente é um privilégio, não um direito. O governo dos EUA pode cancelar seu status de residente permanente, sob certas condições. Sua conduta (como ficar fora dos EUA por longos períodos) como um residente permanente pode afetar sua capacidade de se tornar um cidadão dos EUA mais tarde, como pode também afetar sua residência permanente.

Como residente permanente, você tem vários direitos: • Viver permanentemente em qualquer lugar dos Estados Unidos; • Trabalhar legalmente nos Estados Unidos; • Estudar em escolas e universidades públicas; • Ter sua carteira de motorista; • Ter direito aos benefícios do Medicare e Previdência; • Aplicar para se tornar um cidadão americano; • Fazer pedidos para a residência permanente de familiares.

Como todo direito, vem as responsabilidades e, sendo residente permanente, existem várias: • Obedecer todas as leis locais, estaduais e federais; • Pagar todos impostos locais, estaduais e federais; • Se você for homem com idade entre 18 e 26 anos, você terá que se registrar para as Forças Armadas; • Manter sua residência permanente; • Sempre estar com sua prova de residência permanente na sua carteira ou bolsa; • Notificar o Serviço de Imigração no caso de mudança de seu endereço. Não arrisque perder algo tão importante e não se deixe levar  pelos conselhos de amigos que “já passaram anos fora” e conseguiram entrar! Se você tem alguma dúvida, sempre consulte um advogado, pois perder sua residência não é nada aconselhável.