Como perder gordura abdominal?

Por Poliane Novaes

hqdefault

O padrão ideal de corpo imposto pela sociedade muda de geração para geração. Atualmente, o corpo torneado com o abdômen negativo tem feito muitos procurarem soluções milagrosas que os façam conquistar o que julgam ser ideal.

Não há problema nenhum querer ter um corpo bonito, segundo seus padrões ou segundo os padrões impostos pela sociedade, o problema é o caminho errado escolhido para isso.

Não existe nenhum milagre, o que existe é determinação e conscientização para que haja mudança.

A mudança no corpo, vem com o tempo, acontece de dentro para fora,  não existe uma dieta ou exercício específico para perda de gordura  apenas na região do abdômen.

A gordura se distribui pelo corpo, atribuindo formas a ele, as quais são: Ginóide, Andróide ou mista. Quando a gordura está localizada na metade inferior do corpo, é chamada de Ginóide; Andróide é quando o tecido adiposo localiza-se na metade superior do corpo. A forma mista ocorre quando há uma distribuição uniforme de gordura por todo o corpo. Ou seja, cada pessoa possui uma estrutura corporal, umas com maior acúmulo na barriga, outras não.

Quando iniciamos um processo de perda de gordura corporal, não temos como prever qual a região do corpo que iniciará a perda. Nesses anos clinicando, é comum ver pacientes com 18% de gordura corporal já com o abdômen definido, já outros é necessário chegar aos 10% ou menos de gordura corporal para ter o mesmo resultado. A gordura corporal é determinada  através da avaliação física, sendo uma das mais eficazes o uso de adipômetro.

Portanto, a estratégia para perder gordura abdominal é mudar seu estilo de vida, apostar na reeducação alimentar, que lhe proporcionará perda de gordura corporal e, o mais importante, o fará manter, sem prejudicar sua saúde.

A reeducação alimentar nada mais é do que ter hábitos saudáveis, que se resumem nas suas escolhas em relação ao alimento que ingere e atividade física que prática. Hábito alimentar saudável significa ter equilíbrio, comer frutas e legumes diariamente, alimentos fonte de carboidrato ricos em fibras (integrais), que não provoquem pico insulínico, proteína e gordura na medida certa.

A quantidade ingerida diariamente de cada macronutriente depende de indivíduo para indivíduo. Se você tem um objetivo específico, é necessário que procure ajuda profissional, para que suas quantidades sejam adequadas.

Pare de insistir em dietas rápidas, dicas de amigos e opte mudar! Seguir o caminho certo significará saúde, além de um corpo sem acúmulos de gordura corporal.

Não é saudável perder peso tão rápido. Normalmente, a velocidade de perda de peso está atrelada à perda de massa magra (músculo), o que implicará em diminuição da sua velocidade metabólica, fazendo com que tenha facilidade de engordar novamente e, pior, o músculo perdido será substituído por gordura localizada. Toda ação tem uma reação! Tudo o que colocamos para dentro do nosso corpo, há uma reação, uma adaptação, que a longo prazo pode desencadear graves doenças. Não vale um momento magro colocando em risco a saúde, você pode se arrepender amargamente. Escolha certo, conscientize-se!