Como se proteger de picada de cobra na Flórida - Saúde Animal

Por Dr. Luiz Bolfer

Todo ano, cerca de 8.000 pessoas são picadas por cobras venenosas nos EUA. Mas de acordo com a estatística nacional, apenas cerca de 15 casos são fatais, pois a ação tomada pelas vítimas é rápida e a disponibilização de soro antiofídico é alta para uso humano. Em animais de estimação – especialmente cães - nós não temos uma estatística nacional de casos. Estima-se que 20 a 30% dos casos são fatais devido a demora do proprietário em levar seu animal para um veterinário e devido a má distribuição de soro antiofídico entre as clínicas e hospitais veterinários.

No Centro Médico Veterinário da Universidade da Flórida, atende-se pelo menos 1 caso grave de cão picado por cobra a cada duas ou três semanas. A Universidade recebe ligações quase todos os dias sobre possíveis casos.

Para quem mora na Flórida, é importante conhecer as espécies de cobras que vivem na sua região. Existem diversas espécies de cobras venenosas no estado da Flórida. Entre elas se destacam a Dusky Pigmy Rattlesnake (Sistrurus miliarius barbouri), Cotton Mouth (Water Moccacin - Agkistrodon piscivorus conanti), Eastern Diamondback Rattlesnake (Crotalus adamanteus) e Coral Snake (Micrurus fulvius fulvius). A Cotton Mouth e a Eastern Diamondback são as que mais causam problemas com cães na Flórida, seguido da Coral Snake. É importante conhecer as cobras que habitam na sua região para poder identificar a cobra que atacou o seu animal. Esta informação é valiosa na hora de selecionar o antídoto certo para tratar seu animal.

Na ocasião de um acidente, o que você deve fazer é tentar identificar a cobra, anote em um papel o seu tamanho, cores, e a presença ou ausência de um “chocalho” no final da cauda. Não é recomendável “caçar” a cobra para trazer junto com o animal uma vez que você pode ser picado. Cheque seu cão rapidamente por marcas de picada, pois pode haver mais de um local. Caso exista a presença de marcas de picada, traga seu animal para o veterinário imediatamente. Muitas cobras possuem dentes muito pequenos que dificultam a localização de uma área de picada, neste caso é melhor levar seu animal para o veterinário do que esperar, pois o tempo está contra você em casos de picada de cobra.

O veneno das cobras Dusky Pigmy Rattlesnake, Cotton Mouth e Eastern Diamondback Rattlesnake irão causar um edema severo no local da picada o que ajuda a diferenciar da Coral Snake por não causar reação no local da picada. Os danos causados pelo veneno no organismo também diferem entre elas. A Eastern Diamondback Rattlesnake é a mais letal por ser a maior delas, seu veneno causa coagulopatia (sangue não consegue coagular) e inflamação generalizada dos órgãos. Já o veneno da Coral Snake causa paralisia total inclusive respiratória.

O tratamento para todas estas cobras envolve a administração de soro antiofídico próprio para cada grupo de cobras. A Universidade da Flórida é uma das únicas com licença para carregar antídotos importados do México que estão demonstrando boa ação farmacológica. Além do soro antiofídico, estes animais precisam de terapia de suporte, transfusão de sangue e de plasma, controle da dor e fluidoterapia. Alguns precisam de antibióticos e no caso da Coral Snake muitos cães precisam de suporte com ventilação mecânica, o que encarece o tratamento.

Nos casos atendidos na Universidade da Flórida, muitos sobrevivem após vários dias de hospitalização. Aqueles que chegam até nós com várias horas após o encontro com a cobra, geralmente carregam um prognóstico pior do que casos atendidos dentro de 1 hora após o incidente. Por isso é recomendável levar seu animal ao veterinário o mais rápido possível.