Como ser um convidado perfeito para um almoço ou jantar

Por Cristina Felix

IMG_5147

Quando convidado (a) para um almoço ou jantar na residência de alguém, é bom lembrar de alguns detalhes para que você seja sempre bem-vindo.

1. Comunique se comparecerá ou não ao evento Comunique da forma indicada e no prazo estabelecido se comparecerá ou não ao evento. Nada mais frustrante para quem recebe quando alguém não comparece ou aparece de última hora.

2. Chegue no horário Chegar no máximo até 15 minutos após o horário confirmado. Além deste limite, você poderá estar comprometendo toda a organização do seu anfitrião (ã). O mesmo ocorre se você chegar antes, pois os últimos detalhes podem estar em andamento. Lembrando sempre que, em jantares formais, deve-se sempre chegar no horário.

3. Leve um pequeno presente Não chegue de mãos vazias. Levar alguma coisa para o anfitrião (ã) é sempre uma maneira muito elegante de demonstrar gratidão pelo convite. Chocolates, flores e vinhos são sempre bem-vindos.

4. Quando for preciso, levar algo Se você for levar algo para complementar o cardápio, não escolha um prato que precise de finalização, tome tempo e ocupe espaço na cozinha.

5. Ofereça-se para ajudar Se a ocasião é informal e perceber que é necessário ajuda, ofereça-se, mas sempre seguindo a orientação do anfitrião (ã).

6. Aguardar para sentar Não sente a mesa antes de ser convidado pelo dono da casa e, quando já posicionados, faça um brinde agradecendo pelo convite e comida.

7. Celular Deixe seu celular longe da mesa. Se está aguardando uma ligação ou preocupado (a) com as crianças, peça licença e levante-se da mesa para usar o celular.

8. Demonstre interesse pela comida Mesmo que o cardápio não lhe agrade, sempre elogie e demonstre satisfação pelo mesmo.

9. Não exceder na bebida Mesmo numa ocasião entre amigos, nada mais constrangedor do que “passar dos limites”. Observe sempre a regra: beber socialmente.

10. Uma boa conversa Procure se interagir com todos, especialmente com aqueles que acabou de conhecer. Evite assuntos que possam gerar desconforto entre os presentes, como religião e política.

11. Despedindo-se e agradecendo Se você não for íntimo da família e não for ficar para ajudar, observe a hora certa de se despedir. Envie um cartão ou uma mensagem de agradecimento e elogio.