Outubro é um dos meses mais esperados por crianças e adultos que gostam de se fantasiar, pedir doces nas casas ou mesmo curtir uma festa animada com os amigos. O dia 31 de outubro, mundialmente conhecido como “Dia das Bruxas” ou “Halloween”, é mais tradicionalmente comemorado nos Estados Unidos, para onde foi trazida pelos imigrantes irlandeses em meados do século XIX, mas ano a ano vem conquistando fãs pelo mundo, incluindo o Brasil. Mas de onde surgiu esse costume?
A história desta data comemorativa tem mais de 2.500 anos e surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros, assim como se vestiam também de forma assustadora.
Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).