Banco planeja liberar depósito em cheque pelo iPhone

Por Gazeta Admininstrator

A internet eliminou muita papelada das transações bancárias, mas não há como evitar o papel quando você recebe um cheque. Agora, um banco quer permitir que os clientes depositem cheques imediatamente - através de seus telefones.

O USAA, banco privado e empresa de seguros, planeja atualizar seu aplicativo do iPhone para introduzir uma funcionalidade de depósito de cheques que exige que o cliente fotografe ambos os lados do cheque com a câmera do telefone.

“Estamos basicamente capturando a imagem do cheque e, depois de clicar em enviar, tal imagem vai para nosso sistema de recebimento de depósitos como qualquer outro cheque”, disse Wayne Peacock, vice-presidente executivo do USAA.

Os clientes não terão que enviar o cheque ao banco pelo correio posteriormente; o depósito será totalmente feito de maneira eletrônica e o banco sugere que o cheque seja anulado e arquivado ou descartado, no final. Mas, para reduzir as potenciais fraudes, apenas os clientes qualificados para obtenção de crédito e que possuam algum tipo de seguro com a USAA terão permissão para usar esse depósito. Peacock disse que cerca de 60% dos clientes do banco cumprem com os requisitos.

O USAA, aparentemente, será um inovador inesperado das transações bancárias móveis. Seu tamanho está logo abaixo dos 20 principais bancos dos Estados Unidos e a empresa presta serviços principalmente a militares, embora muitos de seus produtos estejam disponíveis a todos.

Mas, com apenas uma filial, em San Antonio, e clientes que são enviados a missões por todo o mundo, a empresa tem agressivamente desenvolvido uma estratégia para oferecer transações bancárias a qualquer momento e em qualquer lugar. Há três anos, a empresa introduziu a opção de depositar um cheque sem sair de casa, usando um scanner. Isso fundamentou o depósito por telefone, que o USAA planeja oferecer em outros telefones, este ano.

“A telefonia móvel terá um papel maior em como as pessoas comercializam e interagem com instituições financeiras”, Peacock disse. “O grande valor que vemos está na economia de tempo”.