Como vai o seu períneo? - Viver Bem

Por Gazeta News

Perineo II

Se perguntarmos a jovens mamães, como vai o seu períneo, elas possivelmente responderão: “o meu períneo? Vai muito bem, obrigada!” No entanto, muitas não sabem o que é o períneo e tão pouco onde ele se situa. Muitas mulheres, não conhecem sequer as múltiplas funções do períneo e a importância fundamental, que este “músculo” exerce ao longo da vida.

Também conhecido como assoalho pélvico, o períneo, entre suas múltiplas funções, é responsável por sustentar os orgãos genitais, como útero e ovário e evidentemente o peso da gravidez. O seu tamanho é comparável ao da palma da mão e é composto por uma dezena de músculos entrelaçados em todos os sentidos que se organizam em volta de diferentes orifícios. O círculo de cima envolve a abertura da vagina e da uretra e o círculo de baixo envolve a abertura do ânus.

Nenhuma mulher imagina o quanto fraco o períneo ficou após a gravidez e o parto, o que se torna uma grande preocupação entre os médicos, já que muitas mulheres tendem a descobrir problemas após o parto, como incontinência urinária e a descida dos orgãos (prolapso), provocados em sua maioria, por uma fraqueza do períneo.

Durante a gravidez o peso do útero multiplica-se por 20 ou 30. Ao alargar-se, ele comprime a bexiga para baixo. A pressão aumenta fortemente sobre o períneo. Os hormônios da gravidez têm um efeito relaxante sobre os ligamentos e os músculos do corpo. Assim, os órgãos abdominais, que são mais pesados, estão bem menos suspensos e por isso dependem muito mais da sustentação do períneo, que por sua vez está mais relaxado.

O parto normal pode ser considerado um processo crítico, pois a passagem do bebê distende as fibras musculares do períneo, de uma forma significativamente impactante, a ponto do períneo perder pelo menos 50% de sua força muscular, o que tende a ser agravado de acordo com peso e tamanho do bebê. Embora nos casos de cesariana este impacto seja bem menor, as mamães também devem investir na reeducação perineal, já que o períneo sofreu um sobrepeso e se distendeu ao longo dos nove meses de gestação.

Os síntomas da distenção perineal, normalmente não são sentidos imediatamente após o parto. Eles aparecem com o tempo, algumas vezes aparecem na segunda gravidez, onde a mãe começa a perceber a falta de tonicidade desse músculo que ela conhece mal. E a idade passa a ser um agravante, já que os músculos sofrem com o envelhecimento natural e é aí, que os síntomas de fato, aparecem. Entre alguns síntomas, podemos citar: • Peso na área genital, depois de passar por muitas horas em pé;

• Quando sente que a vagina está pouco firme nas relações sexuais e muitas vezes nem a mulher e nem o companheiro sentem prazer;

• Dificuldades em reter a urina, em especial quando tosse;

• Dificuldades em reter os gases ou as fezes;

Após um diagnóstico médico, o ginecologista pode recomendar o tratamento ideal para a paciente, que pode variar desde um tratamento por fisioterapia especializada na área pélvica até uma cirurgia, que hoje em dia é muito comum e vem a ser um procedimento simples, de apenas 30 minutos, como é a técnica da Fita de Suspensão Uretal (Sling), inserida internamente na vagina, na maioria dos casos por anestesia local e, sobretudo, muito eficaz, de recuperação rápida. Muitas mulheres que se submteram a este tipo de cirurgia afirmam que renasceram dentro delas uma nova mulher.

A boa saúde dos músculos pélvicos é fundamental para manter a integridade e o bom funcionamento da vagina e da uretra e a posição dos órgãos dentro da pélvis. Os músculos pélvicos controlam o fluxo de urina, a contração (aperto) da vagina e o bom encerramento do ânus. Por isso, um dos aspectos mais importantes da recuperação pós-parto é a “reconciliação” com o seu próprio corpo, especialmente com a zona genital. Depois do parto, o retorno da vagina às suas dimensões normais e, consequentemente, a qualidade das relações sexuais, está ligada à tonicidade do períneo.

Um períneo firme não garante apenas uma vida sexual animada, mas é sobretudo sinônimo de saúde para todos os orgãos do assoalho pélvico e bem estar da mulher.

Dr. Jabal Uffelman é Ginecologista/Obstetra, especializado em Procedimentos Estéticos, Médico e Coordenador do Transform Institute e Woman’s Care de Fort Lauderdale. Visite e “LIKE”  www.facebook.com/DrJabalUffelman. Site: www.DrUffelman.com