Como vender seus produtos e serviços nas redes sociais

Por Gazeta News

[caption id="attachment_185846" align="alignleft" width="300"] Como vender seus produtos e serviços nas redes sociais[/caption] A mente humana é sempre suscetível a diferentes tipos de influência. Não há melhor evidência disso do que a mídia social. Todo o paradigma das mídias sociais é efetivamente moldado pela influência. As marcas estão tentando influenciar seus clientes. As pessoas estão tentando influenciar outros usuários na plataforma. A busca pela influência está no âmago de qualquer envolvimento nas mídias sociais. O poder da influência também impulsiona as vendas. As mesmas seis principais armas de influência usadas em nossos antepassados, podem ser usadas para promover vendas e engajamento nas mídias sociais hoje. Se as empresas puderem aproveitar o poder dessas seis armas, influenciar o público-alvo deve se tornar uma moleza.

• A primeira ferramenta de influência é a reciprocidade.

Os seres humanos são cognitivamente orientados a retribuir. As pessoas se sentem obrigadas de uma maneira quando são bem tratadas, respeitadas e cuidadas. Alguns podem não retribuir, mas a maioria o fará. É por isso que as empresas devem usar sua presença na mídia social para se envolver com seu público, não simplesmente por meio de comunicações uni direcionais, como postagens, mas com envolvimento bidirecional e aberto.

• A segunda maior arma de influência é a dupla de consistência e compromisso.

Cada marca se posiciona, seja por seus próprios produtos e serviços ou por questões maiores. Pode haver muitos problemas que exigem um perfil para tornar suas visualizações públicas. Uma vez que tais visões sejam exibidas ou que os estandes fiquem óbvios, a marca não deve vacilar e eles devem transmitir consistentemente a mesma mensagem. Isso também é verdade para os usuários. Aqueles que tomam uma posição específica sobre um determinado assunto são incapazes de retratar mais tarde, mesmo que mudem de ideia. Além disso, fazendo posts que propositalmente engajam o usuário com curtidas e comentários o guia para continuar seguindo você a até o caminho da compra. Vendedores usam esta estratégia conseguindo diversos "sim" do cliente até chegar a hora de ele pagar.

• A prova social é uma das mais poderosas armas de influência.

As pessoas em geral respondem prontamente à prova social. Qualquer tipo de prova social, seja um endosso do público em geral ou algo que inevitavelmente ganhará apreciação generalizada, pode fazer maravilhas por uma marca. O capital social é o maior patrimônio de uma marca on-line. Seguidores, curtidas e comentários e fotos de clientes garantem seu sucesso.

• A quarta arma de influência é a semelhança.

Fazemos negócios com quem confiamos, então eles devem ser semelhantes a nós e ter os mesmos valores. Ao conectar com seus seguidores mostrando seus valores, lado humano, e mostrar que age e pensa como eles e ainda tem os mesmos objetivos, eles se sentem conectados e querem trabalhar com você pois você é um reflexo deles.

• A quinta arma de influência é autoridade.

Sempre que um perfil estabelece sua autoridade em um nicho, o público-alvo geralmente responde sem questionamentos e faz o esperado. Ninguém questiona os gostos da Intel quando se trata de chips e processadores. Sua autoridade decorrente da perícia nunca está em dúvida. Aparecer com famosos e grandes jornais e revistas colocam sua marca como autoridade.

• Finalmente, a sexta ferramenta de influência é a escassez.

Uma marca nunca pode gerar interesse suficiente se não incitar o medo da perda. As pessoas não responderão da maneira desejada, certamente não imediatamente, se não houver escassez. Toda oferta então deve ser limitada.