Compound Butter - Culinária

Por Gazeta News

manteiga temperada (2)

Beurres composés ou compound butters, são versáteis misturas de manteiga cremosa condimentada com ervas secas ou frescas, alho, queijos, etc. Elas são usadas em sopas quentes, carnes, vegetais grelhadas e muito mais.

Manteiga com sementes de gergelim Ingredientes: 4 a 6 porções ½ xícara (125 g) de manteiga em temperatura ambiente 1 colher (sopa) de suco de limão 1 dente de alho amassado 1 colher (sopa) de sementes de gergelim preto uo branco ¼ colher (chá) de orégano seco 2 colheres (chá) de mostarda tipo Dijon Sal e pimenta em grão, moída na hora, a gosto (usei pimenta rosa)

Modo de Preparo:

Manteiga com sementes de gergelim Em uma tigela pequena, coloque a manteiga, o suco de limão e misture, com uma colher de pau ou espátula, até a manteiga ficar cremosa. Junte o restante dos ingredientes, misturando sempre até ficarem bem incorporados.  Tempere com o sal e a pimenta. Transfira para um pedaço de papel impermeável, forme um cilindro e feche. Leve à geladeira por 1 hora ou até 2 semanas ou congele por até 3 meses. Manteiga com ervas frescas Use a mesma quantidade de manteiga, limão e alho da receita anterior. Acrescente uma mistura de ervas frescas como: 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada (inclusive a parte branca), 1 colher sopa de endro ou tomilho fresco picado e 1 colher (sopa) de salsinha verde picada. Pimenta e sal a gosto. Siga o mesmo procedimento.

Sugestão O gergelim pode ser substituido por grãos de mostarda. Em vez de enrolar a manteiga, divida-a em 4 porcões iguais, coloque em pequenas tigelas, cubra e leve à geladeira. Dica Brandy, conhaque, vinho, mel, manjericão fresco ou seco, mostarda em pó, turmeric (cúrcuma), queijos tipo parmesão, feta, provolone, todos, dão especial sabor à manteiga. Use-a também sobre salmão, torradas, massas de biscoitos e pães.