Comprando a casa própria: Por onde começar? - Parte I - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

large-home-389271_1280

Você pode pensar que você está pronto para ser um “homebuyer”, mas você tem feito sua lição de casa? Você sabe quais são os requisitos de pontuação de crédito? Você está familiarizado com as diferentes opções de hipoteca que podem estar disponíveis para você?

“É um admirável mundo novo no que diz respeito às exigências de crédito para hipotecas”, diz John Ulzheimer, presidente da educação do consumidor da CreditSesame. Mas, uma velha regra ainda se aplica: quanto maior a sua pontuação de crédito, menor serão os seus pagamentos mensais.

Um score abaixo de 660 ou 680 fará você pagar taxas consideráveis ou colocar uma entrada muito maior. O melhor é trabalhar no seu histórico de crédito antes de se aventurar a conseguir um empréstimo bancário.

A procura por “scores” mais altos 

“Embora existam muitos mutuários qualificados na gama 580, de acordo com Vicki Bott, ex-funcionária do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD), o mercado é, provavelmente, mais propenso a “scores” de 640-660, no mínimo”, afirma Bott.

Na outra extremidade, uma pontuação de 700-720 vai te dar um bom negócio. E se você tem um “score” 750 ou mais, você vai conseguir as melhores taxas do mercado, diz Ulzheimer.

A primeira coisa a fazer é puxar o seu relatório de crédito. Melhore as suas chances analisando o mesmo e garantindo que você não está sendo injustamente penalizado por dívidas pagas, antigas ou resolvidos, diz Zigas.

Pare de aplicar para novos créditos pelo menos um ano antes de se candidatar ao financiamento. E mantenha esta política em vigor até depois de fechar ua casa, diz Ulzheimer.

Mantra do comprador Obtenha uma casa que é financeiramente confortável. (ou seja, compre observando o seu bolso e não os seus desejos).

Existem várias regras de ouro que o ajudarão a ter uma ideia de quanto casa você pode pagar. Se você estiver usando financiamento FHA, por exemplo, o pagamento da casa não pode ser superior a 31% de sua renda mensal.

Seja realista, voce não quer ter problemas para manter esta casa no futuro.

Para os empréstimos convencionais, uma fórmula segura é que as despesas de casa não deve exceder 28% de sua renda mensal bruta, diz Susan Tiffany, diretora de informação de finanças pessoais para adultos da Credit Union National Association.

Melhore suas chances fazendo um “ensaio” de obrigação financeira antes de você assinar os papéis de hipoteca. Como assim? Muito simples; antes de comprar casa, calcule o pagamento da hipoteca para a casa na faixa de preço pretendida, juntamente com as despesas que vem junto (tais como impostos, seguros e utilitários). Em seguida, debite este valor do aluguel que você paga em sua moradia hoje e deposite esta diferença em sua poupança. Não só você vai estar se familiarizando com a sua futura obrigação financeira, mas vai estar também poupando uma graninha extra para a entrada do seu sonho.

Po exemplo: João tem um aluguel de $1000 dólares; depois de fazer uma avaliação de suas condições de compra, ele estabeleceu que uma prestação de $1350 dólares estaria dentro das possibilidades dele. Todos os meses, ele depositou $350 em sua poupança e ao final de 12 meses ele poupou $4200 que utilizou para comprar algumas coisas para a casa nova, uma vez que ele já havia poupado o suficiente para a entrada do seu apartamento.

Na próxima semana, daremos continuidade ao assunto. Não perca.

Uma boa semana a todos!