Comprar uma casa a dois ou sozinho? Eis a questão!

Por Claudia Fehribach

casa - Copy

Se você tem um supercrédito, você pode ser capaz de comprar uma casa, mas isso não quer dizer que seja a melhor ideia.

Imagine isto: você é um “Rock Star” financeiro. Você paga todas as suas contas em dia e você trabalha duro para ganhar mais - assim pode economizar mais. Sua pontuação de crédito reflete suas habilidades de gerenciamento e você pode, orgulhosamente, dizer que você é um membro do clube de pontuação 730 ou mais de crédito.

Agora, e o seu parceiro? Não muito. Quer devido a ações passadas ou erros financeiros que ele está trabalhando para corrigir, a pontuação de crédito do seu amor não é algo se orgulhar. E agora?

Antes de desistir de seu sonho da casa própria, dê uma olhada nas seguintes opções para comprar uma casa com crédito ruim.

Entenda por que a pontuação de crédito do seu parceiro é baixa: Antes de tentar convencer um credor a aprová-lo para um empréstimo, analise algumas coisas. Comprar uma casa é uma decisão importante - e tentar forçar a situação, enquanto um de vocês enfrenta dificuldades financeiras difíceis, pode não ser a melhor ideia.

Se o seu parceiro tem crédito ruim devido a transgressões do passado, você poderia se beneficiar tomando medidas para melhorar a sua pontuação antes de aplicar para um empréstimo conjunto. Se você decidir colocar a compra de sua casa em segundo plano e trabalhar com o seu parceiro para melhorar o crédito dele, saiba que o caminho provavelmente será longo. Verifique os relatórios de crédito, procure erros, tente corrigi-los sempre que possível e siga algumas dicas:

• Faça todos os pagamentos futuros em tempo e na íntegra;

• Mantenha sua taxa de utilização de crédito em torno dos 30%;

• Deixe contas antigas abertas, mas não use.

Pode ser que faça mais sentido aplicar para um empréstimo em seu próprio nome, em vez de fazer em conjunto com o seu parceiro. Tenha em mente que os credores olham para todo o seu quadro financeiro para determinar se você se qualifica. Antes de escolher este caminho, certifique-se de que os pagamentos mensais e outros custos associados com a casa própria são aqueles que você pode assumir no seu rendimento sozinho. Embora ninguém quer pensar no pior, é o seu nome na linha pontilhada - e você é o único responsável pelo pagamento da hipoteca, se um dia vocês resolverem se separar.

Considere um cossignatário Se nenhuma das soluções acima funciona para sua situação, você pode considerar pedir a alguém para coassinar o empréstimo para casa com você. Outra pessoa com uma boa pontuação de crédito, renda suficiente e uma baixa relação dívida-to-income poderia ajudá-lo a qualificar para a hipoteca que você deseja.

Não que seja fácil de se conseguir, pois, geralmente, somente pai, mãe e talvez um irmão tope esta ideia. O cossignatário será financeiramente responsável pelo empréstimo - e mesmo que você não tenha intenção de calote em um empréstimo, emergências ou dificuldades inesperadas podem surgir.

O amor é cego, mas os credores de hipoteca podem não serem tão indulgentes (ou, cegos para as realidades de sua situação financeira). Se você puder encontrar uma solução viável, aja e faça seus sonhos de adquirir a sua casa própria uma realidade. E se você precisa esperar algum tempo para reparar a má pontuação de crédito do seu amor? Faça isso, e não se preocupe com o tempo extra necessário para a realização de seu sonho. Vai valer a pena. Eu prometo!

Uma ótima semana a todos, e Feliz Dia dos Pais!