Comunidade de Orlando contará com Cônsul-honorário

Por Gazeta News

consulado itinerante logo cons

O Consulado-Geral do Brasil em Miami anuncia a nomeação de Cônsul-Honorário em Orlando, em atendimento à demanda da comunidade brasileira na Flórida para facilitar o atendimento da crescente população de nacionais naquela região.

A nomeação será anunciada pelo Cônsul-Geral, Embaixador Adalnio Senna Ganem, em coletiva de imprensa no dia 23 de maio, terça-feira, às 11am, no prédio do consulado em Miami (3150 SW 38th Avenue,3ºandar, Miami, 33146).

Na ocasião, serão informadas também mudanças do órgão no atendimento ao público.

Missão Itinerante Orlando

O Consulado-Geral realizará Missão Itinerante nos dias 10 e 11 de junho de 2017 na cidade de Orlando, com apoio da Primeira Igreja Batista de Orlando (PIBBO).

Estão sendo avaliadas alternativas para evitar longas filas de espera e aprimorar o atendimento ao público. Em breve, será divulgado como será o atendimento.

Alguns serviços não serão mais prestados no Consulado Itinerante, como pedidos de saques de FGTS e pedidos de passaportes para adultos e para menores de 18 anos. No sítio eletrônico do Consulado (http://miami.itamaraty.gov.br), é possível verificar a lista de serviços que podem ser solicitados por correio.

Manual de orientações práticas para imigrantes brasileiros nos EUA

O Consulado-Geral publicou em sua página eletrônica os guias "Orientações práticas para imigrantes brasileiros nos EUA" e "Recomendações migratórias para brasileiros viajando aos EUA". Os guias podem ser acessados em: http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/orientacoes_praticas_para_imigrantes_brasileiros_nos_eua.xml

O primeiro texto é voltado para brasileiros em situação migratória irregular nos EUA. A segunda publicação, por sua vez, visa a informar ao brasileiro sobre como se portar nos postos de controle migratório, bem como desestimular a imigração irregular para os EUA.

O Consulado-Geral está à disposição para prestar assistência e orientação jurídica a todos cidadãos brasileiros, independentemente de sua situação imigratória. O contato do Setor de Assistência a Brasileiros é (305) 285-6208, (305) 285-6251, e (305) 285-6258, e endereço eletrônico assistencia.miami@itamaraty.gov.br.

Novo sistema para alistamento e regularização eleitoral A partir de 1º de maio entrou em vigor o novo sistema para alistamento e regularização eleitoral, denominado“Título Net”, que facilitou o atendimento ao público. O eleitor deve dar início ao processo pelo preenchimento do formulário na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral. O Requerimento de Alistamento Eleitoral eletrônico (Título Net) exige a digitalização (upload) de imagens de documentos. No momento do preenchimento do formulário, o eleitor pode digitalizar ou tirar foto da documentação (o que pode ser feito por meio de seu celular). O Consulado-Geral ressalta que somente o atendimento virtual NÃO garante a regularização da situação do eleitor perante a Justiça Eleitoral. Após preencher o formulário e digitalizar a documentação, é obrigatório comparecer pessoalmente ao Posto para validação/finalização do requerimento. Para mais informações, acesse: http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/eleitoral_r_titulo_net_.xml