Concluída operação de resgate dos 12 meninos e treinador em caverna na Tailândia

Por Gazeta News

Javalis Selvagens
[caption id="attachment_169628" align="alignleft" width="362"] Garotos dentro da caverna. Imagem: video Thai Navy.[/caption] A complexa operação de resgate dos 12 meninos e o treinador de dentro da caverna Tham Luang, naTailândia foi concluída nesta terça-feira, 10. As equipes de resgate concluíram com êxito a retirada das 13 pessoas que começou no último domingo, 8. Todos foram levados para o hospital, onde ficarão em quarentena pelo risco de infecções pelo longo período na caverna, segundo informação da marinha tailandesa à Reuters. A operação desta terça-feira foi a mais desafiadora, porque chovia e o número de resgatados foi superior ao das missões anteriores. O técnico, Ekkapol Chantawong, de 25 anos, foi o último a voltar à superficie. Os nomes dos resgatados não foram divulgados nem mesmo para os pais. As autoridades tomaram essa atitude para preservar os pais das crianças que ainda não tinham sido retiradas da caverna. Tailândia realiza operação de resgate dos meninos presos em caverna No domingo foram retirados quatro meninos e ontem, segunda-feira, foram retirados outros quatro meninos, permanecendo no local ainda quatro meninos e o treinador, presos desde o dia 23 de junho. A equipe, formada por 18 mergulhadores, entrou na cavidade com o objetivo de retornar com o restante de todos os presos na caverna e foi bem-sucedida. Eles foram colocados em ambulâncias que aguardavam na entrada da caverna e levados para hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 km do local. A operação de resgate foi bastante complexa e perigosa: as galerias subterrâneas estão completamente escuras e são de difícil acesso. O grupo precisou atravessar trechos inundados, muito estreitos e com um relevo bastante acidentado. Alguns dos meninos não sabem nadar e precisaram aprender técnicas de mergulho às pressas.

No início, as autoridades estudaram deixar o grupo dentro da caverna até o fim da estação chuvosa - o que significava que eles poderiam ficar presos por até quatro meses. Porém, o bombeamento constante de água para fora da cavidade e a interrupção das fortes chuvas contribuíram para que o nível da água abaixasse, possibilitando o resgate.

A queda no nível de oxigênio na cavidade subterrânea e a elevação do dióxido de carbono também pressionaram as equipes que decidiram abreviar o resgate.

Leia ainda

Continua o resgate dos meninos e treinador presos em caverna na Tailândia