Concorrência entre TVs favorece público.

Por Gazeta Admininstrator

A transmissão dos jogos da Copa do Mundo 2006, que começaram oficialmente no dia 9 de junho, criou um ambiente de expectativa e estimulou a concorrência no mercado de transmissões das TVs brasileiras para os Estados Unidos. Somente na última semana de maio a TV Globo Internacional confirmou a transmissão dos jogos.

O mercado, até então cativo do canal global, estava sendo ameaçado pela novata RBTi (Rede Brasileira de Televisão), que investiu na transmissão ao vivo dos 64 jogos como parte de sua estratégia de lançamento do canal nos EUA.

O novo canal, que está no ar desde o dia 25 de maio, é transmitido com exclusividade pela Dish Network pelo canal 598. A programação da RBTi é oferecida no pacote da TV Globo a um preço total de $29,95 por mês, e no pacote que inclui Globo e Record, por $34,95 mensais.

Para os já assinantes da Dish, o valor adicional para inclusão do novo canal pode ser de apenas $4,99.

Entre os destaques da programação do novo canal está a novela “Éramos Seis” do SBT (Sistema Brasileiros de Televisão). “Pegamos o melhor das programações de emissoras do Brasil e do exterior para montar um canal diferenciado do que existe hoje voltado para a comunidade brasileira nos EUA”, disse o CEO Internacional do canal, Wellington do Espírito Santo.

Segundo ele, além dos direitos de transmissão da novela do SBT, o canal está em negociação com mais de uma emissora para aquisição de outros programas. O material promocional distribuído pela Dish Network sobre o canal anuncia entre outras atrações a transmissão do programa Domingo Legal com Gugu Liberato.

A assessoria de imprensa do SBT, no entanto, negou que os direitos de transmissão do programa tivessem sido negociados com a RBTi. “Isso não é verdade. O SBT não negociou os direitos do Domingo Legal nem do SBT Repórter. A novela Éramos Seis está em negociação”, disse na segunda-feira(5) a gerente de Comunicação do SBT Maísa Alves à reportagem do Gazeta.

O especialista de Marketing da Dish Network, Omar Melo, diz que até onde foi intormado, o RBTi comprovou junto à Dish os direitos de transmissão de toda a programação que está sendo anunciada. Embora não revele números, segundo ele, tem sido grande a demanda para assinatura do canal. “Desde o dia 25 o telefone não pára. Tivemos que pagar horas extras para os funcionários para atender à demanda. Obviamente a TV Globo é muito forte. Todos sabem disso. Mas trazemos um canal que busca atender às expectativas do maior número de pessoas. Há algum tempo a comunidade brasileira quer mais um canal”, afirmou Melo.

Ele ironizou o fato de a TV Globo ter anunciado a transmissão dos jogos após o lançamento do novo canal. “Se toda vez que a gente lançar canal a Globo correr para melhorar programação dela, é ótimo para comunidade”, brincou Melo. Atualmente, segundo ele, a Dish transmite cerca de 200 canais norte-americanos mais 118 internacionais. Com exceção dos hispânicos, os canais estrangeiros com maior número de assinantes são os árabes, indianos, chineses e brasileiros.