Concurso Internacional de Piano vai premiar os melhores da Música Clássica

Por Gazeta Admininstrator

O primeiro colocado do concurso levará o prêmio de $30 mil, assinará contratos para concertos e gravará um CD com suas interpretações
Com incentivo do Ministério da Cultura brasileiro, acontece entre 13 e 20 de agosto de 2006 em São Paulo o Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos, que oferecerá quase $50 mil em prêmios a pianistas de todas as nacionalidades que se destacarem na interpretação de obras de compositores clássicos.

A organização do concurso cobrirá 75% das despesas com passagens aéreas em classe econômica aos candidatos classificados durante a primeira fase, partindo de inúmeras cidades do mundo, incluindo Miami.

De acordo com os organizadores, o concurso fornecerá estadia a partir de dois dias antes do inicio do evento, e enquanto o candidato fizer parte dele. Semifinalistas deverão permanecer e terão estadia paga até o final do Concurso. Os candidatos terão transporte garantido às salas de ensaio.

Para se inscrever os candidatos devem pagar taxa de $45 (não reembolsáveis), e encaminhar, entre outros documentos, duas cópias em CD-RW de gravação com execuções de peças de Bach, Beethoven e Chopin, além de uma quarta peça ou movimento, à escolha do candidato. A data final para encaminhamento do material é 24 de março de 2006.

De acordo com a organização, o Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos está em fase de negociação dos contratos para concertos com orquestras, assim como recitais para o vencedor do concurso. As apresentações, segundo os organizadores, deverão acontecer nos dois anos subseqüentes ao concurso. Uma lista de prêmios em concertos e recitais será relacionada e cons-tantemente atualizada no site do concurso. Os detalhes podem ser obtidos no endereço de internet: http://www.cipvl.org/

O júri será composto por 12 especialistas de diversas partes do mundo, e presidido pelo pianista Nelson Freire, ganhador de inúmeros prêmios, entre eles o French Victoires de la Musique como solista do ano em 2002 e, em 2005 Prêmio Especial Honorário pela mesma instituição.

Confira no quadro ao lado as etapas do concurso e os prêmios oferecidos.

Etapas
PRIMEIRA FASE:
14 e 15 de agosto de 2006
20 a 24 concorrentes
SEGUNDA FASE:
16 e 17 de agosto de 2006
10 a 12 concorrentes.

SEMIFINAL
(concerto com orquestra):
18 de Agosto de 2006
4 concorrentes

FINAL:
19 de Agosto de 2006 – 2 concorrentes
MÚSICA DE CÂMARA
(com a partitura)

Prêmios
PRIMEIRO PRÊMIO
$30,000.00
Medalha de ouro
Contratos para concertos
Gravação de um cd

SEGUNDO PRÊMIO
$10,000.00
Medalha de prata
Contratos para concertos

TERCEIRO PRÊMIO
$5,000.00

QUARTO PRÊMIO
$2,500.00 dólares

MELHOR CANDIDATO BRASILEIRO
$2,000.00