Condenados americanos que traficavam imigrantes

Por Gazeta Admininstrator

A justiça condenou mais três pessoas acusadas do contrabando mais letal já visto no país, uma travessia que terminou com a morte de 19 imigrantes ilegais comprimidos dentro de uma sufocante casa reboque. Os implicados, todos cidadãos norte-americanos, do Sul do Texas, foram acusados de conspiração e de albergar e transportar imigrantes ilegais. Todos podem ser condenados a prisão perpétua em 1 de maio, dia da sentença.

Os promotores disseram que Víctor Sánchez Rodríguez, de 58 anos, sua esposa, Emma Sapata Rodríguez, de 59, e sua meia-irmã, Rosa Sarrata González, esconderam os imi-grantes em sua casa e os transferiram para outras casas antes de carregá-los dentro de uma casa móvel hermeticamente fechada para transportá-los do Sul do Texas para Houston, em 2003.
‘’É hora de mandar uma mensagem a estes três indivíduos de que terminaram seus dias de fazer dinheiro com a dor e o desespero de outros’’, disse ao júri o promotor federal Daniel Rodríguez.
Ao todo eram 70 imigrantes ilegais amontoados dentro da casa móvel. Durante a viagem, começaram a morrer asfixiados pelo calor. Quando o veículo foi descober-to, 17 tinham morrido e mais dois morreram posteriormente. Todos sofriam de desidratação.
Os sobreviventes testemunharam que os imigrantes tiravam as roupas empapadas de suor e se apertavam ao redor dos buracos que tinham conseguido abrir nas paredes para poder respirar. Também conseguiram quebrar uma luz de sinalização a fim de chamar a atenção dos motoristas que passavam.
O grupo só foi encontrado depois que o motorista abandonou o veículo numa paragem de caminhões em Victoria, a umas 100 milhas ao Sudoeste de Houston.