Confira alguns fatos interessantes antes de ver A Cure for Wellness

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

0215dehaan01_hi-300x193

Depois de 15 anos, o diretor Gore Verbinski se une mais uma vez com o diretor de fotografia Bojan Bazelli e entrega mais um filme arrepiante, a la The Ring, de 2002. Gore também foi responsável por alguns filmes da franquia Pirates of the Caribbean (Piratas do Caribe); por Rango, de 2011; e The Lone Ranger; de 2013. Agora, ele está de volta com este thriller gótico-psicológico e bizzaro. Produzido por Arnon Milchan, cineasta israelense que foi nomeado no ano passado para o Oscar de Melhor Filme por The Revenant, A Cure For Welness oferece uma visão única sobre a crescente indústria do bem-estar e redefine um dia relaxante em um spa.

O ator Dane DeHaan interpreta Lockhart, um jovem ambicioso executivo, foi enviado aos Alpes Suíços para resgatar o CEO de sua companhia de um misterioso wellness center (centro de cura, na tradução livre), mas logo descobre que o local e os tratamentos milagrosos não são o que parecem. O que parece ser uma tarefa fácil se transforma em uma jornada lenta, descobrindo as verdadeiras razões de o porquê os convidados ficam ali, desejando a cura, levando-o a questionar sua própria sanidade.

Além de Dane DeHaan, estão no elenco Jason Isaacs, Mia Goth, Adrian Schiller, entre outros. Durante as mesas redondas com o ator e o diretor, aqui vai alguns fatos interessantes sobre o filme que já está em cartaz:

Por que o ator Dane DeHaan parece tão familiar?

Além de parecer ser o irmão mais novo de Leonardo DiCaprio, você já dever tê-lo visto na televisão e no cinema. Os fãs de terror vão lembrar de ter visto o ator americano de 30 anos pela primeira vez na série de vampiros da HBO, True Blood. Já os entusiastas de ficção-científica vão lembrar dele como um adolescente violento imbuído de poderes alienígenas em Chronicle, de 2012 . Mas, a personagem que o deixou famoso foi vilão Green Goblin, no The Amazing Spider-Man 2, de 2014.

O seu desempenho em A Cure For Wellness lembra muito Leonardo DiCaprio em Shutter Island (Ilha do Medo), de 2010, e Jack Nicholson em The Shining (O Iluminado), de 1980, onde não estamos certos se eles cruzam a linha da loucura ou permanecem neste lado de cá da cerca. Ah, ele também lembra tanto Leonardo DiCaprio, que quando estava ao seu lado, quase o chamei de Leo.

A água desempenha um papel importante

Todas as curas desse spa ou desse wellness center giram em torno da hidroterapia. A primeira cena do filme está relacionada com a água, as terapias são feitas na água, tem infusão de água em seu corpo, tem sauna, piscina e as personagens são convidadas a beber água constantemente.

Filmado na Alemanha

Grande parte do filme foi filmado no Castelo Hohenzollern. O castelo é uma das poucas fortalezas no mundo ainda de propriedade privada e recebe mais de 300 mil visitantes todos os anos.

Para capturar a natureza gótica do cenário do filme, Gore filmou por mais ou menos 10 dias nesse famoso castelo. Localizado no pé dos Alpes , o castelo é uma das três fortalezas no local do século 11. Além do museu com artefatos históricos, a estrutura possui 140 quartos e é considerado como um exemplo prístino da arquitetura neo-gótico. Podemos considerar o castelo como um “ator coadjuvante” no longa.

A promoção do filme foi feita baseada em vídeos reais

Além do trailer assustador, o marketing para promover A Cure for Wellness também incluiu três vídeos de meditação. Cada um deles, com foco na Terra, Água ou Ar, começa como uma experiência suave e relaxante e depois converte em algo muito bizarro. É interessante ver como dicas de bem-estar podem abrir novos caminhos para o gênero horror/ terror. O estúdio também usou de websites falsos de notícias, como healthandwelness.co, porque A Cure For Wellness é um filme sobre uma “falsa” cura que deixa as pessoas mais doentes.

Confira o trailer: