Confira o que está por trás de The Belko Experiment, que estreia nesta sexta-feira

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

IMG_0417

Tudo corria bem no escritório corporativo das Indústrias Belko em Bogotá, na Colômbia, e seria mais um dia normal de trabalho. Mas, tudo muda repentinamente para os funcionários da empresa quando eles descobrem que, na verdade, são cobaias humanas e que terão que seguir as ordens de uma misteriosa voz, que se anuncia apenas através dos alto-falantes instalados no prédio, mesmo que isso signifique matar os colegas de trabalho para sobreviver. Isso é o que acontece no suspense de terror, The Belko Experiment (BH Tilt), que entra em cartaz nesta sexta-feira, 17 de março.

Tive a oportunidade de conversar um pouco com o roteirista e produtor do filme James Gunn e com os atores Tony Goldwyn e Michael Hooker. Segundo James Gunn, a história nem sempre se passava na Colômbia. “Mudou muitas vezes. Em um momento, era para ser em São Paulo, no Brasil, mas acabou sendo Bogotá. Quando eu fui para o Cartagena Film Festival, além de ter tido uma ótima estadia, conheci algumas das pessoas da indústria (de filmagem), e soube que eles têm bons incentivos. Então, decidimos fazer por lá mesmo”.

“Tivemos um bela estadia em Bogotá. Há ótimos restaurantes e discotecas nas proximidades, onde foram feitas as filmagens. Todo elenco saía,todas as noites”, acrescentou Michael Hooker.

Quando ele estava escrevendo o roteiro, ele pensou nas personagens como pessoas normais e “características minhas estão refletidas neles”. “Eu pensei sobre as conversas na minha cabeça como se eu estivesse sido colocado nesta situação. Além disso, todas as personagens têm um ponto de vista diferente”. O ator Tony Goldwyn, mais conhecido pela sua personagem Fitz, emScandal, também comentou como foi participar desse longa e interpretar Barry Norris. “É divertido interpretar uma personagem escura e colocar o seu ponto de vista primeiro. No início, ele é um bom chefe e parece um cara decente. Ele tem uma perspectiva muito válida, e tenta ser prático sobre a situação. Ele foi militar, então ele quer e tenta minimizar os danos. Aí, de repente, ele simplesmente perde a cabeça e se deixa levar pela situação e faz um estrago”.

Como a personagem de Tony tinha sido um militar no passado, ele queria ter certeza que as suas atitudes fossem convincentes. “Como Barry tinha um passado nas forças armadas, eu comentei com nosso coordenador de dublês que queria ter certeza de que eu parecia alguém que sabia o que estava fazendo. Não gostaria que alguém que realmente fosse das forças armadas assistisse ao filme e dissesse 'não é assim que se faz'”.

The Belko Experiment é um filme de suspense, pesado, cheio de sangue. Um show de horror, muitas mortes na tela. “Tem um monte de mortes neste filme. Litros e litros de sangue e muita violência. Provavelmente, não há uma morte sem sangue”, comentou Michael Hooker.

Mesmo com todo esse clima pesado na tela, o elenco nos bastidores se dava muito. “Socialmente, nosso elenco estava realmente conectado. Havia alguns dos melhores amigos de James, incluindo seu irmão Sean. Eles (James e o diretor Greg) criaram um ambiente divertido que realmente nos ajudou a lidar com todo clima pesado da história. Caso contrário, teria sido um filme difícil de fazer”.

Além de Tony Goldwyn e Michale Hooker, estão no elenco John Gallagher Jr., Sean Gunn, Adria Arjona, entre outros. A direção é de Greg McLean. #BelkoExperiment