Confirmado caso de doença da vaca louca na Califórnia

Por Gazeta News

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um caso do mal da vaca louca foi registrados na Califórnia e confirmado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, no último dia 24, conforme informações do “Terra”.

“O Serviço de Inspeção de Saúde Vegetal e Animal do Departamento americano de Agricultura confirmou o quarto caso do país de encefalopatia espongiforme bovina em uma vaca leiteira no centro da Califórnia”, destacaram as autoridades em um comunicado.

As autoridades americanas disseram que a vaca não entrou na cadeia alimentar e “em momento algum apresentou risco ao abastecimento de comida ou à saúde humana”. “O leite não transmite encefalopatia espongiforme bovina”, acrescentou. Descobertas anteriores de casos da vaca louca nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha causaram interrupções abruptas na comercialização de alimentos, que representaram perdas correspondentes a bilhões de dólares e levaram ao sacrifício de rebanhos inteiros.

Mais de 190 mil casos de mal da vaca louca foram detectados na União Europeia desde que a doença foi diagnosticada, pela primeira vez, na Grã-Bretanha, em 1986, que forçou à a morte de milhões de vacas. Suspeita-se que mais de 200 pessoas tenham morrido em todo o mundo, a maioria na Grã-Bretanha, vítimas da variadade humana da doença.