Confirmado o primeiro caso de vírus do Nilo em Miami

Por Gazeta News

nilo virus
O Departamento de Saúde da Flórida confirmou o primeiro caso de infecção pelo vírus do Nilo Ocidental (ou WNV), em 2020, no condado de Miami-Dade. O Nilo Ocidental é a principal causa de doenças transmitidas por mosquitos nos Estados Unidos, segundo autoridades de saúde. Atualmente, não há vacinas para prevenir ou medicamentos para tratar o WNV em pessoas.  De acordo com as autoridades de saúde, é importante ficar atento aos sintomas, que podem ser confudindos com outras doenças. A maioria das pessoas infectadas pelo vírus do Nilo Ocidental não se sente doente. Cerca de 1 em cada 5 pessoas infectadas desenvolve febre e outros sintomas como dor de cabeça, dor no corpo e fadiga. Pessoas com infecção doença leve geralmente se recuperam em cerca de uma semana, com tratamento adequado. Menos de 1% das pessoas infectadas desenvolvem uma doença grave, ou fatal. Os sintomas geralmente aparecem entre 2 e 14 dias após a picada de um mosquito infectado. Pessoas com mais de 60 anos ou com sistema imunológico enfraquecido, correm um risco maior de desenvolver doença grave”. As autoridades de saúde pedem aos residentes que tomem as seguintes precauções:
  • Drenar a água de latas de lixo, baldes, coberturas de piscinas, refrigeradores, brinquedos, vasos de flores ou qualquer outro recipiente em que a água da chuva tenha sido coletada.
  • Descartar pneus velhos, tambores, garrafas, latas, tachos e panelas, utensílios quebrados e outros itens que não estão sendo usados.
  • Trocar regularmente a água para pássaros e outros animais, pelo menos uma ou duas vezes por semana
  • Proteger barcos e veículos da chuva com lonas que não acumulem água.
  • Manter as piscinas em boas condições e adequadamente limpas. 
  • Roupas - use sapatos, meias e calças e mangas compridas. Esse tipo de proteção pode ser necessário para pessoas que precisam trabalhar em áreas onde há mosquitos.
  • Repelente - aplique repelente de mosquitos na pele e nas roupas.
  • Sempre usar repelentes de acordo com a etiqueta (Repelentes com DEET, picaridina, óleo de eucalipto limão, para-mentano-diol e IR3535 são eficazes).
  • Usar redes mosquiteiras para proteger crianças com menos de 2 meses de idade.