Confronto de gangues no Texas deixa nove mortos, 18 feridos e ao menos 170 presos

Por Gazeta News

Policiais vigiam motociclistas detidos após tiroteio em Waco, no Texas, no dia 17. (Foto: Associated Press)
[caption id="attachment_86828" align="alignleft" width="300"] Policiais vigiam motociclistas detidos após tiroteio em Waco, no Texas, no dia 17. (Foto: Associated Press)[/caption]

Um tiroteio em um restaurante em Waco, no Texas, no dia 17, deixou nove mortos e 18 feridos, algo que voltou a chamar a atenção para as gangues de motociclistas no país. O incidente teria ocorrido durante um encontro entre cinco gangues rivais. Mais de 30 armas teriam sido usadas no tiroteio, que, segundo testemunhas, parecia uma “zona de guerra”.

Mais de 170 pessoas foram presas pela polícia e pelo menos uma centena de armas foi apreendida, incluindo facas.

A polícia sabia que poderia haver problemas no encontro e havia oficiais no local antes que começasse o tiroteio. Ao longo do dia, a polícia recebeu denúncias de gangues de outros estados indo em direção ao local.

Saiba o que aconteceu Tudo começou em plena luz do dia - ao meio-dia de domingo, 17, no restaurante conhecido por suas garçonetes seminuas e “noites de motocicleta”.

A briga aparentemente começou dentro do banheiro do restaurante por causa de um suposto olhar desrespeitoso e um empurrão, de acordo com as autoridades. O desentendimento começou com socos, evoluiu para facadas e se espalhou pelo estacionamento, onde começou o tiroteio. A polícia revidou os tiros contra oficiais, mas nenhum ficou ferido.

As gangues De acordo com a polícia de Waco, entre as cinco gangues envolvidas estavam Bandidos e Cossacks. O FBI diz em sua página sobre crime organizado que o grupo Bandidos é uma das maiores gangues de motocicleta dos Estados Unidos, com aproximadamente 900 membros e 93 filiais. O grupo mesmo afirma ter 200 filiais e mais de 2.500 membros em 16 países.

O FBI diz que esses grupos, caracterizados em inglês como Outlaw Motocycle Gangs (OMGs) são uma séria ameaça interna. “Essas são organizações cujos membros usam seus clubes de motocicleta como ponto de partida para a realização de crimes”, incluindo o tráfico de drogas, prostituição e tráfico humano. Mais de 300 OMGs são ativas nos EUA, coordenando operações com grandes organizações de tráfico internacional.

O FBI disse que os Bandidos “estão envolvidos no transporte e distribuição de cocaína e maconha e estão envolvidos também na produção, transporte e distribuição de metamphetamine”. O grupo é mais ativo nas regiões do Pacífico, Sudeste, Sudoeste e Centroeste dos EUA.

O National Gang Intelligence Center, do FBI, descobriu, em 2013, que apenas 2.5% dos membros de gangues dos EUA pertencem a um OMG. Em contraste, 88% eram membros de gangues de rua, enquanto 9.5% eram membros de gangues de prisão. OMGs eram consideradas de grande ameaça somente em 11% das jurisdições.

Ao mesmo tempo, o centro diz que, mesmo com números modestos, as OMGs são consideradas grandes ameaças por causa de sua estrutura sólida, sofisticação dos crimes e suas tendências a usar violência para proteger seus interesses.

Acredita-se que o grupo Bandidos foi criado por um veterano do exército chamado Donald Eugene “Mother” Chambers, que formou o grupo em San Leon, no Texas, em 1966, depois que ele e outros veteranos da guerra do Vietnam se sentiram abandonados pelo governo americano.

Cossacks é uma gangue menor do Texas e está desafiando o domínio dos Bandidos, incluindo a formação de uma possível aliança com a rival, Hell’s Angels, de acordo com o diretor executivo do Midwest Outlaw Motorcycle Gang Investigators Association, Steve Cook.

No encontro de domingo, segundo Cook, o tiroteio teria começado porque os Cossacks, apoiados pelos Angels, desafiaram os Bandidos pelo controle do Texas. A briga contou também com a participação de membros de outras gangues. Fonte: BBC, USA Today e CNN.