Congresso de Comunicação surpreende positivamente.

Por Gazeta Admininstrator

Centenas de profisisonais de Comunicação participaram entre os dias 26 e 27 deste mês, no Broward Center for the Performing Arts, do primeiro Congresso Internacional de Comunicação. Entre os palestrantes, destacaram-se nomes como Maurício Azêdo, presidente da Associação Brsileira de Imprensa(ABI), Sérgio Rêgo Monteiro, International Print Expert, e Marcello Serpa, um dos mais premiados publicitários brasileiros, da agência ALMAP/BBDO.

Os debates permitiram aos palestrantes apresentar as principais necessidades e preocupações dos segmentos de TV, rádio, jornal, revista e web sites, na realidade da mídia brasileira atuante nos EUA.

O jornalista Al Souza, fundador em 1969 do primeiro jornal brasileiro dos EUA, o Brazil News, emocionou os presentes e, em lágrimas, narrou sua experiência em uma época em que computador, telefone celular e impressora não existiam, sequer em sonhos. Com garra, competência, e uma grande dose de idealismo, ele conseguiu levar a notícia aos compatriotas que viviam na região de New York.

O diretor da TV Globo Internacional lembrou que a empresa tem uma série de novos projetos para a TV nos EUA. “Tudo virá no seu devido tempo, pois a emissora ainda usa o mesmo satélite para retransmitir a programação para outros continentes”, explicou.

Phil Klein presidente da Dish Network ressaltou a importância de uma nova afiliada, a RBTI, canal totalmente brasileiro que chegou para retransmitir programações do SBT e da TV da Gente, e anunciou a boa notícia: o novo canal irá transmitir a Copa do Mundo.

Sérgio Rêgo Monteiro, que participou das palestras sobre jornais impressos destacou a importância de jornais totalmente locais, voltados especificamente para a comunidade brasileira nos EUA. “Os tablóides estão conquistando cada vez mais espaço no mercado em todos os países do mundo”, elogiou.

O organizador do evento, jornalista Carlos Borges comemorou o sucesso do evento.“Estou muito feliz e surpreso com o resultado do Congresso. Foi uma experiência emocionante na minha vida, e acredito que esta semente foi plantada, e os frutos serão colhidos nos próximos anos, com a mesma qualidade e sabor deste ano”, disse Borges.

ABI Internacional

No domingo(28), durante almoço no China Restaurante, foi fundada a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) Internacional. A iniciativa é do jornalista Edilberto Mendes, que fez uma homenagem ao também jornalista Maurício Azêdo.

Participaram do evento, patrocinado pelo advogado Shayne Epstein, representantes dos principais veículos da imprensa brasileira nos EUA. Para aqueles que lideram esses veículos, o entendimento é de que a ABI Internacional será um importante instrumento para solidificar e organizar a atuação da imprensa brasileira nos EUA.

A ABI Internacional será uma instituição voltada para a defesa dos interesses específicos do setor de mídia brasileira nos EUA e radicalmente comprometida com a comunidade imigrante brasileira no país. Entre os objetivos e metas, Edilberto Mendes cita a criação do Guia Anual de Imprensa Internacional Brasileira, criação de um calendário de eventos, em parceria com diversas Câmaras de Comércio onde há forte presença de imigrantes brasileiros, a exemplo de New York, Flórida, Georgia, Massachusetts e Califórnia, e o estabelecimento de escritórios virtuais, em níveis regionais e nacional, entre outras iniciativas.

A sede da entidade será instalada em Washington, DC e terá representações em Massachussetts, Connecticut, New Jersey, New York, Georgia, Flórida, Texas e Califórnia. Cada uma dessas regiões terá seu grupo de atuação, que desenvolverá suas próprias atividades.