Congresso dos EUA discute lei do caso Schiavo

Por Gazeta Admininstrator

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos vai se reunir em sessão especial neste domingo para debater um projeto de lei de emergência sobre a decisão de suspender a alimentação de uma mulher com grave lesão cerebral.
O presidente americano, George W. Bush, interrompeu suas férias no Estado do Texas e e voltou para Washington a fim de tratar do caso.

Na sexta-feira, os médicos removeram uma sonda que alimentava Terri Schiavo, de 41 anos, e a mantinha viva, depois de decisão de um tribunal do Estado da Flórida.

O projeto de lei em debate transfere a questão a um juiz federal, abrindo a possibilidade de revisão da decisão.

Eutanásia

Em uma breve sessão na noite de sábado, senadores em Washington elaboraram o projeto de lei a ser debatido na Câmara dos Representantes em plenário no domingo.

Os senadores que prepararam o projeto de lei esperam que a decisão seja revertida a tempo para salvar a vida de Schiavo.

Seu marido afirmou que ela disse a ele que não queria viver no que os médicos chamam de estado vegetativo persistente.

Os pais da paciente não concordam com isso, e dizem que seu estado pode melhorar.

Terri Schiavo vem sendo alimentada por uma sonda desde que sofreu um ataque cardíaco em 1990.

Schiavo é objeto de uma longa ação judicial entre seus familiares, que querem que ela seja mantida viva, e seu marido, que defende o desligamento da sonda alimentar que estão conectadas a ela.

Os médicos acreditam que Schiavo consiga sobreviver por mais uma semana sem a sonda, tempo durante o qual ativistas devem tentar reverter a decisão judicial, o que poderia levar à relocação do tubo.

Terri Schiavo está internada em um hospital da Flórida.

O caso tem gerado muita controvérsia, galvanizando os dois lados do debate sobre a eutanásia nos Estados Unidos.