Conheça o novo sistema operacional da Microsoft - Inform@tica

Por Arlindo Machado

tela inicial do windows 8

A Microsoft reimaginou do Windows 8 focada fortemente no novo estilo Metro touch-based interface. No entanto, eles afirmam ser tão útil com um mouse e teclado, e não importa qual dispositivo você esteja utilizando, você pode alternar entre a interface Metro simples e o tradicional desktop do Windows para acomodar qualquer que seja sua necessidades naquele momento.

Pra entendermos um pouco desta mistura entre o tradicional Windows e a interface do Metro, vamos entender o que é o Metro.

Metro é o nome da nova interface chamada “Metro Design Language”, criada para o Windows Phone 7. A interface foi crida com quatro princípios básicos:

Tipografia. O tipo é bonito. Não só é atraente para o olho, mas também funcional. Movimento é o que traz vida à interface. Transições de página e imagens são tão importantes como o desenho gráfico.

Content not Chrome é um termo utilizado em design que significa que o conteúdo deve ser o foco principal. Honestidade, em outras palavras, ser “autenticamente digital”.

Agora que sabemos que o Windows 8 é um pouco Windows e um pouco tablet, vamos explanar os benefícios que acompanham esta nova versão que a Microsoft já aposta ser um grande sucesso.

Tela inicial - é muito familiar para quem está acostumado com o Windows Phone. Você tem um conjunto de peças (tiles-ladrilhos), cada uma das quais representa uma aplicação, e muitas mostram informações e notificações que correspondem ao aplicativo. Por exemplo, o “tile” e-mail lhe dirá quantos e-mails não lidos você tem; o “tile” calendário vai mostrar os próximos eventos; o “tile” de música irá mostrar-lhe o que está tocando; e assim por diante. Você também pode criar “tiles” para jogos, contatos e aplicativos tradicionais do Windows. Os aplicativos otimizados comprimidos são todos em tela cheia e envolventes. Você pode reorganizar os ícones na tela inicial facilmente (tal como faria em qualquer plataforma tablet).

Visual - Uma das novidades contidas na nova versão é o seu visual. O Windows 8 terá um design que vai privilegiar as plataformas com tela touchscreen através do visual Metro. São ícones maiores na tela de trabalho, que são mais fáceis de acessar com o toque. Os aplicativos também vão ganhar animações quando são acessados, da mesma forma que acontece na maioria dos Smartphones e tablets. Multi-Tarefa - Outra novidade interessante do Windows 8 é que o usuário não vai precisar se preocupar mais em fechar os programas, já que todos eles que forem colocados em segundo plano serão colocados em uma espécie de modo de repouso, o que vai permitir que o programa não interfira no desempenho geral do equipamento. E para as pessoas que possuem o Windows 7 instalado no seu computador, a transição é simples e rápida, sem prejudicar em nada no desempenho da máquina.

Economia e Memória - Ao contrário dos sistemas operacionais antecessores (que necessitavam cada vez mais de memória do computador), o Windows 8 vai consumir menos memória RAM que os sistemas atuais. Isso se deve à modificação de alguns sistemas de dentro do próprio sistema operacional. Nos Windows anteriores, alguns recursos eram obrigatórios. No novo, eles são opcionais. Em testes realizados pela Microsoft, o Windows 8 gasta 281 MB de memória RAM. Só para ter uma comparação, o Windows 7 gasta 404 MB nas mesmas condições que as aplicadas na avaliação do novo OS da Microsoft.

Velocidade - Outro trunfo do Windows 8 é em relação à velocidade. Em um vídeo postado no blog dos desenvolvedores do novo sistema operacional da Microsoft, eles ligam um laptop e em oito segundos o Windows 8 já está pronto para ser utilizado.

A rapidez da inicialização do sistema operacional se deve ao desenvolvimento de uma ferramenta que faz com que o computador fique em um estado semelhante ao de “hibernação” quando é desligado. Comparado com os outros sistemas operacionais da Microsoft, o tempo de carregamento da página diminuiu em até 70%.

Segurança - O maior trunfo dos usuários dos sistemas operacionais baseados na plataforma Linux (como Ubuntu) é em relação à segurança. Se depender disto, o Windows 8 promete acabar com a concorrência. O sistema de Boot Seguro vai deixar o Windows 8 com um nível de proteção contra malwares semelhante ao do Linux.