Conhece-te a ti mesmo - I

Por Gazeta Admininstrator

Em que parte do cérebro fica a sua inteligência?

De acordo com os padrões modernos da neu­­rociência, o cérebro divide-se em três regiões, denominadas: cérebro reptiliano, sistema límbico e  neocórtex. A partir do estudo das funções dessas regiões, Elaine Austin de Beauport, norte-americana com doutorado em educação e desenvolvimento humano pela Universidade Farleigh Dickinson, de Nova Jersey, propõe uma série de tipos de inteligência e sugere o seu agrupamento segundo a região cerebral em que se ori­gi­nam. Assim, temos:
Inteligências mentais ou originadas no neocórtex
Inteligência Racional: utiliza a razão para conectar os pensamentos de maneira seqüencial e lógica. Suas expressões características são: ?Eu penso...? ou ?Na minha opinião...?
Inteligência Associativa: raciocina por meio de conexões, sobrepondo dados com criatividade. Suas expressões características são: ?É possível que...? ou ?Lembro-me de que...?
Inteligência Espacial: percebe informações por meio de imagens ou sons, podendo visualizar ações antecipadamente. Suas expressões características são: ?Vejo que...? ou ?Imagino que...?
Inteligência Intuitiva: manifesta-se como conhecimento espontâneo, sem interferência da razão. Suas expressões características são: ?Eu me pergunto...? ou ?Tenho a sensação de que...?
Inteligências emocionais ou originadas no sistema límbico
Inteligência Afetiva: manifesta-se no envolvimento que mantém com pessoas, coisas ou situações e na forma como esse envolvimento interfere em suas ações. Suas expressões características são: ?O que me im­pressiona...? ou ?Sinto-me en­vol­vida por...?
Inteligência dos Estados de Ânimo: manifesta-se por uma sensibilidade que vai do prazer à dor e na forma como essa sensibilidade interfere em suas ações. Suas expressões características são: ?Eu sinto...? ou ?Estou sentindo...?
Inteligência da Motivação: manifesta-se no reconhecimento de anseios e desejos, e do impulso para conquistá-los, e na forma como isso se reflete nas suas ações. Suas expressões características são: ?O que me motiva...? ou  ?Eu quero...?
Inteligências do comportamento ou originadas no cérebro reptiliano
Inteligência Básica: capacidade de aproximar-se ou distanciar-se de algo ou de alguém de forma espontânea. Suas expressões características são: ?Preciso apro­xi­mar-me mais de...? ou ?Devo afas­tar-me de...?
Inteligência dos Padrões: permite reconhecer as variáveis que condicionam o comportamento humano, possibilitando aceitá-las ou modificá-las. Os diálogos mentais travados entre o ?eu? in­terior e o ?eu? que se ma­nifesta socialmente ca­racterizam esse tipo de inte­ligência.
Inteligência dos Parâmetros: identifica ritmos e rotinas, permitindo proteger determinadas áreas da vida como forma de preservação da ordem, da segurança e do bem-estar pessoal. A capacidade de viver rotineiramente ou de mu­dar o ritmo da própria vida caracteriza o uso desse tipo de inteligência.
No próximo artigo, ainda mais subsídios para você se autoconhecer: vou falar sobre o meu conceito de inteligência, que é a inteligência relativa.