Cônjuges de detentores do H1-B poderão trabalhar nos EUA

Por Marisa Arruda Barbosa

4 daiana - Copy

Em meio a um momento turbulento em Washington em relação à reforma imigratória, o U.S. Citizenship and Immigration Services anunciou que alguns detentores de visto H-4 poderão dar entrada em vistos de trabalho.

Essa nova regra era parte da Ordem Executiva do presidente Barack Obama, mas já tem sido parte de um movimento há mais tempo e é a primeira mudança implementada direcionada a imigrantes altamente qualificados.

O visto H-4 é dado a cônjuges de pessoas com um visto H-1B, assim como outros vistos menos comuns. Até o momento, detentores do visto H-4 não podiam trabalhar. “Essa é uma das melhores notícias que esperava receber há três anos, quando meu marido foi transferido de São Paulo para trabalhar em Miami”, disse a paulistana Daiana Villas Boas, de 32 anos, formada em farmácia. Seu marido, Igor Villas Boas, 33, é assistente de logística.

De acordo com o Departamento de Estado, 96.753 pessoas receberam um visto H-4 em 2013. Mas Neil Ruiz, do Brookings Institute, diz que não são somente os cônjuges que sofrem com isso, mas todo o país. Os EUA perdem nos impostos que esses imigrantes contribuiriam, já que os cônjuges geralmente são tão bem qualificados quanto os detentores do visto.

Esse é o caso de Daiana. “São tantos sentimentos envolvidos numa mudança de grande porte e saber que tenho qualificação, estudei, tenho experiência na área que atuei, porém me ver limitada a esperar a oportunidade de voltar ao mercado realmente é muito difícil”, disse. “Fora que não faz sentido a proibição da autorização de trabalho para os cônjuges dos portadores de visto H1, que querem e podem trabalhar. Eu realmente fiquei feliz com esta decisão, torço para que realmente mude e melhore a vida muitas pessoas que se encaixam nesse perfil”.

A nova regra exige que detentores do H-4, cujo cônjuge deu entrada no pedido de green card, deem entrada em um pedido de autorização de trabalho a uma taxa de $380 dólares. De acordo com o USCIS, 179.600 pessoas deverão dar entrada em pedidos este ano. As aplicações começarão a ser aceitas a partir de 26 de maio.