Conjuntivite: conheça a doença que é tão incômoda

Por Gazeta Admininstrator

Olhos vermelhos, muita coceira e secreção. Com o surgimento desses sintomas, as mães logo sabem que a conjuntivite está dando sinal. Está havendo um aumento de casos de conjuntivite em diversas regiões, tanto em adultos como em crianças.

Causas

90% dos casos de conjuntivite são causados por vírus, que se transforma em um processo inflamatório da conjuntiva – a membrana transparente que cobre o olho e libera uma secreção branca, aquosa. Um percentual bem menor é causado pela conjuntivite bacteriana, que desencadeia um processo infeccioso. Nesse caso, a secreção é amarelada, como pus.

Sintomas

Os sintomas da conjuntivite são os mesmos para adultos e crianças: olhos vermelhos, ardor, sensação de areia nos olhos, pálpebras inchadas, dificuldade para enxergar onde há claridade e secreção aquosa.

Tratamento

Lave bem os olhos com água da torneira. Às vezes, pela manhã, a secreção está cristalizada e é difícil removê-la. Nesse caso, use água morna para ajudar na limpeza. No decorrer do dia, faça compressas com água filtrada e gelada ou chá de camomila, pois isso baixa a temperatura do olho, dá uma sensação de bem-estar e o vírus perde a força.
Também é indicado o uso de colírio lubrificante e antibiótico, mas só um profissional poderá receitar o melhor para cada caso.

Transmissão

A transmissão da conjuntivite se dá pelo contato do vírus com os olhos. Isso acontece quando a pessoa tem contato com alguém que está com o problema e logo depois esfrega as mãos nos olhos ou no rosto. Lugares fechados e cheios de gente são propícios para a disseminação do vírus.

Como evitar?

Lave a mão várias vezes ao dia. Se for possível, evite locais lotados e prefira os arejados. E não coloque a mão suja no olho nem para coçar.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI