Conselho de Ética vota processo de cassação de Cunha na próxima semana

Por Gazeta News

21041868906_5b45a4f7c1_k

A bancada do PT aprovou, no dia 2, uma recomendação para que seus três representantes no Conselho de Ética, Leo de Brito (AC), Valmir Prascidelli (SP) e Zé Geraldo (PA) votem pela aprovação do parecer preliminar de Fausto Pinato (PRB-SP). O relator pede o seguimento da representação contra Cunha no colegiado.

A decisão contraria os esforços do Palácio do Planalto para livrar Cunha do processo, que pode culminar com a cassação de seu mandato. Segundo o líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC), houve uma pressão externa para que os petistas votassem contra o peemedebista.

Cunha virou alvo de representação depois de a Procuradoria-Geral da República ter recebido documentos da promotoria suíça a respeito de contas em nome do parlamentar e de seus familiares no país. Em sessão na CPI da Petrobras, o deputado mentiu ao responder sobre a posse de contas na Europa, o que acabou sendo a base da representação contra ele.

A votação do relatório preliminar que pede a continuidade do processo contra o presidente da Câmara, que deveria aconteceu ainda no dia 2, foi adiada para terça-feira, dia 8.