Conservador Ted Cruz anuncia que concorrerá à presidência em 2016

Por Gazeta News

ted-cruz

O senador republicano de origem cubana Ted Cruz, de 44 anos anunciou que irá lançar sua candidatura à presidência dos Estados Unidos em 2016.

Em um discurso de aproximadamente 20 minutos pronunciado na ultraconservadora universidade batista Liberty, no estado da Virgínia, Cruz defendeu a liberdade religiosa, menos impostos e o fim do sistema de saúde privada subsidiado, impulsionado por Obama e conhecido como "Obamacare".

Cruz também se manifestou em favor de abolir o IRS (Internal Revenue Service), o serviço de arrecadação, sugerindo um simples imposto único. Na linha geral com o discurso conservador americano, ele propôs um governo que "proteja o direito de ter e portar armas para os cidadãos que respeitarem a lei".

Cruz também propôs um governo que "trabalhe para defender a santidade da vida humana e que sustente o sacramento do casamento", em uma evidente referência ao aborto e às propostas sobre casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Com o anúncio de sua pré-candidatura, Cruz surpreendeu como o primeiro candidato a anunciar oficialmente a corrida à Casa Branca.

Apesar de seu sobrenome e de ser filho de um exilado cubano, Cruz não fala espanhol. Ele nasceu em Calgary, Canadá, de mãe americana, mas desde muito jovem se instalou no Texas. De acordo com ele, embora tenha nascido no Canadá, herdou a nacionalidade de sua mãe e, portanto, é um americano de nascimento, como exige a Constituição para ocupar o cargo de presidente. Como precaução, renunciou em 2013 a sua nacionalidade canadense. As informações são da AFP.