Consolidação de cartões de crédito: Como funciona? - Saúde Financeira

Por Claudia Fehribach

Credit-Card

Já falamos aqui sobre consolidação de cartões de crédito, mas tenho recebido tantos e-mails com perguntas a respeito, que resolvi fazer a coluna desta semana baseada nestes e-mails, na esperança de responder a todas as dúvidas.

Primeiramente, um programa de consolidação de crédito (DMP- Debt Management Services) não funciona pra todos. Cada caso é um caso. Por este motivo, o cliente passa por uma sessão de aconselhamento com um conselheiro financeiro certificado antes de iniciar o processo.

Nesta sessão, o conselheiro vai avaliar o orçamento do cliente e dar sugestões de onde podem ocorrer cortes que facilitem o pagamento das dívidas.

Aqui estão as bases deste programa:

1) Os cartões de crédito não podem estar em agências de “collection”;

2) O cliente tem que ter um emprego com um salário suficiente para cobrir seu orçamento mensal;

3) A empresa sem fins de lucro negocia taxa de juros menores para cada cartão de crédito; 4) Cada credor estabelece um pagamento mínimo para o seu cartão;

5) O pagamento então é consolidado e feito diretamente para a empresa sem fins de lucro que repassa o valor para cada credor;

6) Como o valor principal não foi reduzido, o seu “score” do relatório de crédito não é comprometido.

7) O programa geralmente dura de 3 a 5 anos, dependendo do valor total da dívida;

8) Durante o programa, você não pode usar nenhum cartão, ainda que algumas vezes os credores deixem um cartão para possíveis emergências;

9) Ao final do programa, a sua pontuação do relatório de crédito subirá consideravelmente;

Segue um exemplo (exemplo real de um dos nossos clientes) do que acontece com a sua dívida enquanto em um progarma de consolidação (DMP Debt Management Program):

• Pagamento mínimo antes do programa $539;

• Pagamento durante o programa $288;

• Média da taxa de juros antes do programa 24.14%;

• Média da taxa de juros com o programa $6.97%;

• O débito seria liquidado em 192 meses (16 anos) sem o programa (cliente pagaria um total de $20.717 dólares em juros);

• O débito seria liquidado em 57 meses (5 anos) com o programa (cliente pagaria um total de apenas $2.400 dólares em juros).

Se você ainda tem alguma pergunta, entre em contato comigo por e-mail ou telefone. Terei o maior prazer em lhe auxiliar. Cartões de crédito são excelentes ferramentas em sua vida financeira se bem utilizados. Mas quando a dívida alcança uma proporção muito grande, o programa de DMP pode ser boa alternativa à falência.