Consulado dos EUA no Brasil orienta haitianos a não se arriscarem pelo México

Por Gazeta News

_aviso_consulado-imigracao-haitiana-aos-eua

Segundo Parisi, representantes do consulado americano estão divulgando mensagens destinadas a tentar convencer haitianos a não deixar o Brasil em direção aos Estados Unidos.

Um cartaz no quadro de avisos da Missão Paz - muito frequentada por haitianos no centro de São Paulo - alerta sobre os perigos da viagem clandestina aos EUA e diz que imigrantes sem documentação serão presos na fronteira.

O Haiti está passando por um período de tensão elevada devido a catástrofes naturais, violência e crise política.

O país acompanha a conclusão de um turbulento processo eleitoral que se arrasta por mais de um ano e está apreensivo diante da possível retirada das tropas da ONU em abril do ano que vem.

A votação ocorreu no último dia 20 de novembro, e nesta semana resultados preliminares apontaram a eleição de Jovenel Moise, com 55% dos votos. Mas partidários de outros candidatos saíram às ruas para protestar contra suposta fraude eleitoral e tentam reverter o resultado na Justiça.

Enquanto o futuro político do Haiti permanece cheio de incertezas, a maior parte do sul do país ainda está em estado de emergência devido à passagem do furacão Matthew em outubro.

Segundo a agência da ONU que coordena o fornecimento de ajuda humanitária, 1,4 milhão de pessoas precisam de algum tipo de assistência e mais de 800 mil dependem de fornecimento emergencial de comida.

BBC Brasil