Consulado-Geral do Brasil faz doação de biblioteca básica de livros infantis

Por Gazeta Admininstrator

O Cônsul-Geral do Brasil, Embaixador João Almino, visitou hoje às 10 horas, a escola “Ada Merritt Elementary School”, onde está implantado, há três anos, o projeto de educação bilíngüe português-inglês, pioneiro nos Estados Unidos, e fêz doação de uma biblioteca básica de livros infantis em português.

A doação de 111 títulos faz parte de um conjunto de medidas de valorização da língua portuguesa nos Estados Unidos. O mesmo conjunto de livros estará sendo doado ao Sistema de Bibliotecas Públicas dos Condados de Miami-Dade e Broward.

Na Ada Merritt Elementary School, os alunos recebem 60% do currículo regular em inglês e 40% em português.
A Ada Merritt Elementary School é a primeira “commuter school” da região e, ao contrário das demais escolas públicas que só aceitam crianças da vizinhança, está aberta para alunos dos condados de Miami-Dade, Broward e Monroe. Agora é um Centro K-8 e oferece aulas até a oitava série. O currículo da escola foi criado para expandir a educação multicultural e aumentar as chances do estudante tornar-se bilíngüe e bicultural. O programa didático inclui o conceituado Dual Language Program e o International Baccalaureate Primary Years Program.

O programa, que conta com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Miami e do Centro Cultural Brasil-USA, encontrou grande receptividade desde que foi criado em 2003, com 64 crianças. Para o ano letivo 2006-07 há 250 crianças matriculadas em duas turmas em cada série de K a 3, uma na quarta e uma na quinta. As autoridades municipais pensam estender o programa a outra escola do condado.