Consulado-Geral do Brasil reconhece o papel do Conselho de escolas públicas de Broward.

Por Gazeta Admininstrator

Na próxima sexta-feira (26), às 17:30, será realizada cerimônia no Broward Center for the Performing Arts, onde o Cônsul-Geral do Brasil em Miami, Embaixador João Almino, pretende marcar o reconhecimento ao Conselho das Escolas Públicas do Condado de Broward, Florida, por iniciativas na área educacional em favor da comunidade brasileira.

A cerimônia contará com a presença do Subsecretário para Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior, Embaixador Ruy Nogueira, como representante pessoal do Ministro das Relações Exteriores.

O Conselho aprovou recentemente várias medidas que contribuirão para aumentar a participação de pais brasileiros na educação de seus filhos. Entre essas medidas destacam-se: A nova versão, em português, do site (http://browardschools.com), tradução do “Guia dos Pais de Alunos de Broward”, e o atendimento telefônico a consulta dos pais de alunos (Schools’ Family Resource Line), em português.

Também foi aprovado pelo Conselho resolução que declara o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil de Portugal, como data a ser observada nas escolas.

Para marcar as comemorações, o Conselho está examinando, com o Consulado-Geral do Brasil uma série de iniciativas que aumentarão o conhecimento sobre o Brasil entre os alunos.

O Condado de Broward é o maior do país em termos de número de escolas credenciadas, com 234 escolas, sendo: 138 escolas elementares, 41 de ensino médio, 31 de segundo grau, 16 escolas técnicas/centros especiais e 38 “charter schools”. Em termos de alunos matriculados, Broward ocupa a sexta posição nos EUA, com um total de 272.692 estudantes.

A característica do Condado de Broward é a diversidade cultural dos alunos.

Em Broward, estão representados 203 países e 55 línguas. O português (falado quase que exclusivamente por brasileiros), é o terceiro idioma mais falado no Condado. Entre os estudantes nascidos fora dos EUA, os brasileiros constituem um dos maiores grupos, a frente de mexicanos e cubanos.

Credenciamento prévio da imprensa: cultura@brazilmiami.org

Informações adicionais: Consulado-Geral do Brasil em Miami - (305) 285-6237

School District's Communications Director, Mr. Keith Bromery – (754) 321-2300

Education in Broward Then (1998-9