Consulado não registra aumento no número de deportados.

Por Gazeta Admininstrator

Apesar das batidas da imigração em busca, principalmente, de imigrantes com ordem de deportação expedida, não houve nenhum aumento relevante no número de brasileiros encaminhados ao Consulado para trâmites de deportação.

De acordo com o cônsul geral adjunto do Brasil em Miami, ministro Luiz Felipe Mendonça Filho, nas duas últimas semanas quatro brasileiros foram encaminhados ao consulado para emissão de documentos para deportação. “Muitos, no entanto, fazem o trâmite diretamente no departamento de imigração por que já têm passaporte válido para viajar de volta para o Brasil”, explica o ministro.

Mendonça Filho diz que a única orientação que o consulado brasileiro pode oferecer em situações de temor como as vividas ultimamente por brasileiros indocumentados que vivem nos EUA é que regularizem sua situação. “Evidentemente é direito das autoridades americanas deportar estrangeiros que estão irregularmente em solo americano, e não há como interferirmos neste direito. A nossa função nestes casos é assegurar que o cidadão brasileiro está recebendo o tratamento adequado”, explica o ministro.

Ele acrescenta que o consulado está à disposição daqueles que necessitem de orientação. “Se houver alguma dúvida, que nos procurem e temos vários advogados que trabalham com o consulado e podem orientar as pessoas em termos de imigração. Quando um cidadão é preso, se nos solicitar, indicamos advogados e ficamos, evidentemente, em contato com as autoridades americanas para ver como são tratados”, finaliza o ministro.