Consulado quer preparar comunidade para furacões.

Por Gazeta Admininstrator

Faltando menos de dois meses para o início da temporada de furacões o Consulado Geral do Brasil em Miami está buscando mobilizar as instituições e empresas que compõem a comunidade brasileira no sudeste dos EUA para a criação de uma Rede de Solidariedade com o objetivo principal de difundir informações de utilidade pública para a comunidade brasileira no período de furacões.

A idéia resulta da experiência bem sucedida do ano passado, em que foi valiosa a colaboração que o Consulado-Geral em Miami recebeu de oito entidades e da mídia na transmissão de informações de utilidade pública à comunidade brasileira no período dos furacões: a Câmara de Comércio Brasil-EUA, o Centro Cultural Brasil-USA, a Associação das Igrejas Batistas, a Igreja Católica N.S. de Aparecida, a Brausa (Brazilian Association of USA), a Brazilian Mission, a Fundação Vamos Falar Português e a instituição Mulheres Vencedoras na América.

Essas entidades desempenham papel instrumental como canais de diálogo organizado com a comunidade brasileira e sua colaboração foi valiosa no apoio aos brasileiros na última temporada de furacões. Quando o acesso à Internet foi interrompido, o contato com dirigentes dessas instituições permitiu fazer chegar a um grande número de brasileiros as recomendações e medidas tomadas pelas autoridades municipais e estaduais, bem como obter informação quanto ao impacto dos furacões entre os brasileiros - circunscrito ao material - para tranqüilizar familiares, no Brasil, mas teve atuação limitada à Flórida e, em grande parte, ao sul da Flórida.

As informações necessárias à assistência a brasileiros durante a temporada de furacões, além da página na Internet, são transmitidas pelo Consulado-Geral a um grupo de instituições e empresas que tenham assumido o compromisso de disseminá-las entre os brasileiros na sua esfera de atuação. O custo, quando há, é o de um selo por instituição-empresa convidada, no caso de se ter que usar a via postal.

O Cônsul-Geral do Brasil em Miami, Embaixador João Almino, está transmitindo convite para integrar a rede de solidariedade a instituições, em especial as igrejas, e empresas que congreguem número expressivo de brasileiros em toda a área de jurisdição do Consulado-Geral (Flórida, Alabama, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Georgia, Mississipi, Porto Rico, Tennessee e Ilhas Virgens), bem como os veículos de comunicação dirigidos à comunidade. As instituições ou empresas interessadas em integrar a rede, que não tenham recebido convite por qualquer contratempo, podem se cadastrar junto a um endereço eletrônico criado especificamente para esta finalidade - solidariedade@brazilmiami.org , com as seguintes informações: nome da instituição/empresa, pessoa para contato, endereço, telefone, fax, e-mail e número de brasileiros que estima poder alcançar.

Além de melhorar os canais de comunicação com a comunidade brasileira na assistência específica em caso de furacão, a rede poderá ser mobilizada para garantir a transmissão de informação de utilidade pública a um número maior de brasileiros, como na divulgação das orientações sobre as eleições presidenciais de outubro.