Contadores de história de Miami-Dade e do Rio de Janeiro se reunem.

Por Gazeta Admininstrator

A Fundação Vamos Falar Português (VFP) e o Sistema Público de Bibliotecas de Miami-Dade proveram no Brasil, o Art of the Storytelling Festival, um intercâmbio entre bibliotecários e contadores de história de Miami-Dade e do Estado do Rio de Janeiro.

O Art of the Storytelling Festival é um programa de intercâmbio cultural entre o Sistema Público de Bibliotecas do Condado de Miami-Dade (MDPLS) e diferentes países. Este foi o sexto ano consecutivo do projeto, que está sendo implementado pela primeira vez no Brasil. Ao longo desse período, o programa “Arte do Conto de Histórias”, que teve início na forma de um festival local, transformou-se em um projeto cultural internacional importante, que apresenta diversas formas de expressão relacionadas à diversidade cultural. O projeto inclui ainda uma série de conferências entre os profissionais de biblioteca, com o objetivo de promover a troca de informações sobre antropologia, técnicas de programação e métodos de integração com a comunidade.

Na versão Brasil & Estados Unidos contadores de histórias do Rio de Janeiro e de Miami pesquisaram e apresentaram suas técnicas uns aos outros, em um encontro realizado em duas etapas, incluindo uma série de conferências, visitas mútuas às bibliotecas e finalizando com o evento “Festival da Família”, realizado na Biblioteca Principal de Miami-Dade.

Foram também promovidos encontros com outros parceiros nesse projeto, tais como Daniel Azulay e o Cônsul dos Estados Unidos no Brasil, Mr. Atkins. O projeto conta com a parceria da TAM Airlines e o apoio do Consulado do Brasil nos EUA. A primeira comitiva americana também realizou visitas a diferentes bibliotecas, museus, centros culturais, exposições e pontos turísticos da Cidade Rio de Janeiro.

A segunda comitiva, formada por contadores de historia e bibliotecários que foram ao Brasil, além da programação profissional, tiveram também a oportunidade de conhecer e trocar informações e técnicas gerais com os contadores de história que trabalham para a SECRJ, assistí-los em ação, visitar uma escola americana a Biblioteca Nacional, onde conheceram os sistemas de restauração de documentos e de digitalização de documentos utilizado no Brasil. Visitaram também o Centro Cultural Telemar - destacado pela modernidade e criatividade usada no sistema de informática para pesquisa, aberto ao público - o Centro Cultural Banco do Brasil, além de museus, o Teatro Municipal e pontos turísticos da cidade. Ao final das visitias, a delegação americana recebeu certificados de realização do intercâmbio.

Em maio, um novo encontro será realizado, desta vez em Miami, quando a delegação brasileira visitará o Sistema Público de Bibliotecas de Miami-Dade. Entre os integrantes da comitiva brasileira estará o animador e parceiro do programa Daniel Azulay, que nesta primeira visita do grupo ao Rio de Janeiro apresentou seu trabalho à comitiva norte-americana.