Contra terrorismo, EUA querem banir computadores em voos

Por Gazeta News

O secretário de Segurança Interna, John Kelly, falou neste domingo, 28, sobre a intenção de proibir computadores portáteis na cabine em todos os voos com destino aos Estados Unidos.

Kelly declarou ao canal Fox News que a ideia vem de ameaças reais terroristas principalmente voltadas a americanos. “Esta é realmente a obsessão dos terroristas: derrubar um avião em pleno voo, particularmente um avião americano, cheio de americanos a bordo", disse.

Para os Estados Unidos, de acordo com informações dos serviços de inteligência, um laptop poderia ser usado para acionar uma bomba a bordo de um avião, tanto que as autoridades americanas já haviam tomado essa decisão de proibir eletrônicos maiores que um celular na cabine de voos que partem de dez aeroportos em oito países árabes: Jordânia, Egito, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e Marrocos, e também na Turquia, em março. Laptops, notebooks e outros aparelhos maiores devem ser despachados nas bagagens.

Foi informado, na época, que tais restrições poderiam ser estendidas para outras regiões, incluindo a Europa. Especialistas americanos e a Comissão Europeia ainda discutem as condições desta possível proibição.

Semanalmente saem mais de 3.250 voos dos aeroportos europeus entre os países da União Europeia e os Estados Unidos, de acordo com dados da indústria aérea. Uma proibição americana sobre laptops poderia gerar problemas para milhares de passageiros.

Além dos EUA, o Reino Unido também decidiu proibir computadores a bordo em voos oriundos de seis países do oriente médio: Turquia, Líbano, Jordânia, Egito, Tunísia, Arábia Saudita.

Com informações de Associated Press.