Controladores de vôo trabalham em cima de containers no aeroporto de Opa-Locka.

Por Gazeta Admininstrator

Miami-Dade County e FAA negociam há vários anos uma forma de mudar o local da torre de controle do aeroporto de Opa-Locka. Agora os controladores trabalham em um trailer enquanto a nova torre é contruida.

Pelos próximos 3 anos, a torre de controle de Opa-locka será em um trailer localizado em cima de alguns containers. Os controladores terão que escalar até chegar ao posto de trabalho. O problema é que mesmo em cima desses containers os controladores não conseguem ver a pista de pouso por completo.

“Eu acho que nós podemos chamar isto de uma escultura de arte moderna” disse Charles Danger, oficial do Miami-Dade County’s. “Isto não é um estrutura que encontramos em qualquer lugar”, ironiza.

Alguns pilotos perguntam como os controladores podem guiar as aeronaves de forma segura com um alcance de visão tão limitado. “Eles não podem ver onde você esta taxiando” disse o piloto René Martim.

A Administração Federal de Aviação mudou a operacionalização dos vôos para essa torre temporária, no começo de maio, porque a torre anterior estava muito velha, com risco de cair. Antes dessa mudança, por vários anos, os controladores vinham reclamando das condições de trabalho na velha torre. Após as constantes queixas, conseguiu-se um acordo entre o Departamento de Aviação e a FAA para construírem uma nova torre que custará U$ 11 milhões. A estimativa para o término da construção da nova torre é para o começo de 2009. Até lá, os controladores trabalharam sobre essa “obra de arte”.