Copa do Mundo fez denúncias contra prostituição na internet aumentarem

Por Gazeta News

A Copa do Mundo foi a responsável pelo aumento de 192,93% nas denúncias ano passado contra páginas na internet de tráfico humano no Brasil, especialmente o recrutamento de mulheres para prostituição, segundo relatório sobre segurança on-line, divulgado nesta semana.

A associação brasileira SaferNet, que luta contra crimes e violações de direitos humanos na internet, recebeu em 2014 um total de 3.084 denúncias anônimas contra páginas que promoviam o tráfico humano.

A entidade acredita que a realização da Copa do Mundo no país, entre junho e julho do ano passado, estimulou a criação de páginas de recrutamento para prostituição, que incluíam adolescentes, para as 12 cidades sedes, especialmente São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

As denúncias foram realizadas contra 1.821 páginas hospedadas, atribuídas a 20 países de três continentes. Outras denúncias SaferNet também constatou, em 2014, um aumento de 34,15% nas denúncias contra páginas racistas e 365,4% nas denúncias de conteúdos xenófobos. A maioria dessas páginas foram criadas no período eleitoral e nelas foram detectadas especialmente manifestações de ódio contra cidadãos do norte e do nordeste do país.

A pornografia infantil na internet continuou a liderar o ranking de denúncias no Brasil, apesar de terem caído 82% ano passado. Fonte: EFE.