Coreia do Norte provoca EUA sobre míssil e Trump responde

Por Daniel Galvão

No domingo, 1º, o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, em seu discurso de Ano Novo, provocou os EUA e disse que o país está em “fase final de testes de um míssil balístico intercontinental”. Ele frisou ainda que que Pyongyang (capital do país) “adquiriu o estatuto de potência nuclear em 2016”.

A Coreia do Norte é agora “uma potência militar no Oriente, temida até mesmo pelos inimigos mais poderosos”, acrescentou Kim Jong-Un. Em 2016, o país realizou dois testes nucleares e lançou vários mísseis, como parte de seu objetivo de ser capaz de atingir o solo americano com uma arma nuclear.

Em resposta à provocação, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou no dia 2 que nenhum míssil norte-coreano atingirá o território americano. E, seu Twitter, Trump disse: “A Coreia do Norte acaba de afirmar que se encontra em fase final de desenvolvimento uma arma nuclear capaz de alcançar zonas dos EUA. Isto não ocorrerá!”.

O fato é que analistas estão divididos sobre a capacidade real da Coreia do Norte para se dotar de uma ogiva nuclear. Entretanto, todos concordam que o país tem obtido enormes avanços nesse sentido desde dezembro de 2011.