Corinthians campeão! - Show de Bola

Por César Augusto

Sim, o Corinthians é o campeão. Quem sempre vive a teoria da conspiração defende um “esquema” para beneficiar o Timão, mas não é isso que acontece. O que acontece é um trabalho bem feito, com o comando de um treinador competente.

Tite, quando anunciou sua volta ao Corinthians, me despertou uma certa desconfiança. Eu, sinceramente, achava que ele nunca deveria voltar. Foi campeão mundial com o clube. O que ele poderia fazer para não decepcionar, para ser “tão grande” quanto já foi? Sem contar que o time não era lá muita coisa. Era bom, mas não para ser campeão. E não é que ele deu um jeito. Pela primeira vez na história, a equipe de Tite atingiu a perfeição no Campeonato Brasileiro.

Depois da rodada do fim de semana, o Corinthians assumiu o posto de melhor ataque, melhor defesa, melhor saldo de gols, mais vitórias conquistadas, menos derrotas sofridas, melhor mandante, melhor visitante… ou seja, vários motivos para a torcida comemorar. Com esses números, mesmo com algumas rodadas para o fim do Brasileirão, podemos afirmar com uma certa convicção que o Corinthians é o novo campeão brasileiro.

Ok, os mais “realistas” vão defender que muita água vai rolar e que o time pode tropeçar. Acontece que, para ajudar o Corinthians, os adversários estão tropeçando. O Atlético Mineiro, que é o time mais próximo e que teria uma mínima chance de chegar ao título, perdeu para o Sport. Um time que tem planos de ser campeão não pode dar uma mancada dessas.

E o Corinthians ainda tem a vantagem de ter no meio de campo os melhores jogadores do campeonato. Tite arrumou direitinho esse time e fez com que Renato Augusto e Jadson jogassem como nunca jogaram. São bons jogadores, mas vivem as melhores fases das carreiras. E ainda tem o Elias, que joga muito. Por falar nisso, eu, se fosse o Dunga, chamaria esse meio campo para a Seleção Brasileira. Seria uma chance de dar um pouco de tranquilidade à seleção, com bons resultados nas eliminatórias. Eles conseguiriam isso, tenho certeza.

Aí, a pergunta: onde pode chegar o Corinthians? Já queimei a boca uma vez, quando disse que o Tite não deveria voltar, e posso queimar de novo com o que vou falar. Acho que já não tem mais suco nessa laranja. Vai ganhar o Brasileiro e só. Não tem gás para ser campeão da Libertadores de novo. Não tem a menor chance de ser campeão Mundial.

Por que eu estou tão certo disso? Eu não estou. Pode ser que daqui a um tempo eu esteja escrevendo novamente aqui, dizendo que me enganei com o bi-campeão mundial. Acho que esse é um dos motivos que fazem do futebol um esporte tão legal.

AVALIAÇÕES DA SEMANA BOLÃO Tite Ele merece ser o assunto principal da coluna e ser dono do “bolão” no mesmo dia. O técnico do Corinthians está mostrando nesse campeonato que é bom de verdade. Já tem muita gente falando no nome de Tite para o lugar de Dunga na seleção. Não duvido. BOLACHA Ronaldinho Gaúcho Vai abrir uma escolinha de futebol, onde vai ensinar a driblar, e vai cantar em um grupo de samba. Pelo menos foi isso que eu li outro dia. Não vou me matricular nessa escola e não vou comprar o CD. Ou seja, segue a vida. BOLINHA Brasileiros no UFC Alguns brasileiros conseguem se manter em alta, mas não é das melhores a fase dos atletas do Brasil no UFC. A organização divulgou uma lista de 17 demitidos. Cinco deles, brasileiros.